Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como é feita a cerveja? Por dentro de uma cervejaria

Cervejaria Tarantino, na zona Norte de São Paulo, fabrica 25 mil litros da bebida por mês

Por Jonathan Pereira
Atualizado em 16 out 2024, 14h35 - Publicado em 14 out 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sabia que existe uma fábrica de cerveja dentro da cidade de São Paulo, que fornece a bebida para diversos restaurantes da cidade? Fundada pelos sócios Giba Tarantino, Luciano Consentino e Isaac Deutsch, a Tarantino Cervejaria testa novas receitas e sabores, que são lançados todos os anos com rótulos exclusivos. CLAUDIA foi até o bairro do Limão, na zona Norte, saber como é feita a cerveja, bebida tão amada por boa parte dos brasileiros.

    Os ingredientes de uma cerveja

    Malte e lúpulo passam por processos nesses tanques, até que a cerveja esteja pronta
    Malte e lúpulo passam por processos nesses tanques, até que a cerveja esteja pronta (Paulo Barbuto/Divulgação)

    Quem entra na fábrica encontra enormes tanques de aço inox, onde a cerveja é produzida. Isaac explica o processo, em que o malte é aquecido para começar a liberar um “líquido bem doce”. “Na parte de fervura do malte vai descendo o lúpulo, que é o contraponto: o malte é doce, o lúpulo é amargo. Ele tem que ser fervido para poder ativar essa amargura. Em uma hora e pouco termina o processo e o líquido passa por um trocador de calor”.

    O mosto formato é levado até 40ºC, temperatura para poder ser misturado com a levedura. “Uma temperatura mais alta, de fervura, vai matar a levedura. O oxigênio também é importante: ele é ruim no envase, no processo final, mas é muito importante para a levedura. O processo de fermentação vai começar rápido, em 12 horas. E a fermentação é um processo de 5 a 7 dias, mais ou menos”, continua.

    O lúpulo que é misturado ao malte no processo de fabricação de cerveja
    O lúpulo que é misturado ao malte no processo de fabricação de cerveja (Divulgação/Divulgação)

     

    Pensa que acabou? “Depois disso, a cerveja  ainda está ‘verde’, não está ‘redonda’, vamos dizer. Ela entra num processo de maturação em que a gente abaixa a temperatura próximo a zero, o que ajuda as partículas a descerem e, naturalmente, começarem uma primeira filtragem do produto, ajudando a arredondar os sabores mais agudos. O processo todo leva em torno de 20 dias”, diz o sócio da cervejaria.

    Continua após a publicidade

    A maioria das cervejas produzidas pela Tarantino passa por uma centrífuga para uma filtragem um pouco mais delicada que a de grandes cervejarias. A diferença aparece no produto final. “A nossa cerveja não é totalmente brilhante. Ela é visualmente bonita, mas procuramos manter um pouco mais os aromas e sabores. Quando você filtra todas as partículas, tem um ponto positivo, que pode acelerar a liberação do produto, mas também perde aroma e sabor”, compara.

    Até 25 mil litros de cerveja são produzidos por mês na fábrica
    Até 25 mil litros de cerveja são produzidos por mês na fábrica (Paulo Barbuto/Divulgação)

    Centrifugado, esse líquido vai para outro tanque e está pronto para ser envasado. A fábrica tem capacidade de produzir 25 mil litros de cerveja por mês e de envasar cerca de 1 mil latas por hora. “Vendemos bastante também em barril”, afirma Luciano.

    As latas de 473 ml são vendidas em restaurantes como D.O.M., Maní Manioca, Adega Santiago e Le Jazz Brasserie, além de mercados como St. Marche e Superville. Por enquanto, a prioridade das vendas é para São Paulo, por conta da armazenagem.

    Continua após a publicidade
    “Somos muito seletivos com supermercados porque o nosso produto, pelas características de ser uma cerveja não-pasteurizada, precisa ficar refrigerado para manter as propriedades. Então só fornecemos aos que se comprometam a manter em geladeira. A validade, nessas condições, é de 9 meses”, conta Isaac.

    Testes de sabores de uma cerveja

    Diversos sabores de cerveja são testados e produzidos na fábrica da Tarantino Cervejaria, em São Paulo
    Diversos sabores de cerveja são testados e produzidos na fábrica da Tarantino Cervejaria, em São Paulo (Paulo Barbuto/Divulgação)

    Na fábrica, novidades estão sempre sendo testadas – e em alguns casos, lançadas. “A gente quer apresentar para o público toda possibilidade. São projetos de cervejas mais difíceis de vender em escala, mas gostosas e difíceis de produzir. Os tanques menores são nossa fábrica piloto, uma cervejaria em miniatura. Ao invés de lotes de 2 mil litros, fazemos lotes de 100 litros ou 200 litros, testando receitas novas, com muita experimentação e produtos brasileiros: frutos, especiarias, cacau, café, tudo o que você pode imaginar. Produzimos cerca de 70 receitas por ano. São cervejas de estilos interessantes, mas que não são muito comerciais”, explica.

    Continua após a publicidade

    As latas custam entre R$ 18 e R$ 25 e também podem ser encomendadas no site, caso você more em São Paulo. “O mercado ficou muito restrito a cervejas que vendem, como Pilsen, Ipa e Weiss. Queremos que o público possa provar outros estilos. Ainda hoje tem muito restaurante que tem aquela adega de vinho enorme, chef famoso, mas só tem cerveja comum”.

    Rótulos de cerveja

    Rótulo para a edição comemorativa de 6 anos tem estampa do grafiteiro Dablio Black
    Rótulo para a edição comemorativa de 6 anos tem estampa do grafiteiro Dablio Black (Divulgação/Divulgação)

    O rótulo é um diferencial, com artes que podem ser vistas em muros e paredes de São Paulo. Quem faz a seleção é Luciano. “Tem artes do Minhocão, Marginal Pinheiros, Lapa, Vila Madalena, Centro… Ele tenta promover toda a cidade através dos artistas”, diz o sócio. O da American Pale Ale (APA), lançada no início de setembro para comemorar os 6 anos da cervejaria, por exemplo, foi ilustrado pelo grafiteiro Dablio Black. A receita remete a frutas tropicais, como maracujá e manga, além de notas de cannabis.

    Eventos e centro cultural

     

    Fábrica da Tarantino Cervejaria é tomada pelo público em dias de eventos
    (Divulgação/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A fábrica opera de segunda a sexta e abriga um centro cultural, recebendo aos finais de semana eventos com música, em que os diferentes sabores lançados são vendidos extraídos diretamente de 12 torneiras de chopp. “A cerveja é muito associada com rock, mas tocamos todo tipo de música: reggae, rock, samba, bloco de carnaval. Fazemos também eventos com grafiteiros pintando, eventos gastronômicos… O conceito é tentar trazer o público mais próximo do processo de produção da cerveja. Queremos conversar com um público maior”, afirma.

    Mercado em expansão

    Gilberto Tarantino, Isaac Deutsch e Luciano Consentino, sócios da Tarantino Cervejaria
    Gilberto Tarantino, Isaac Deutsch e Luciano Consentino, sócios da Tarantino Cervejaria (Divulgação/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O desafio da Tarantino é ampliar sua presença na mesa dos restaurantes e no gosto do consumidor. “Temos 5 cervejas fixas e algumas sazonais, como a Stout, que fazemos apenas no inverno, e a de mate e maracujá. É um processo de provocar a experimentação, explicar ‘essa cerveja é fresca, local, não pasteurizada, um produto premium’. Mas o feedback é extremamente positivo. Estamos pensando em receitas com goiaba, cumaru, e está em testes uma cerveja Ipa com baixo teor de álcool e carboidratos”, adianta Isaac.

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Acompanhe o nosso Whatsapp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.