Chuva de meteoros Táuridas do Sul poderá ser observada do Brasil
O fenômeno astronômico começa hoje (4) e vai até dia 25 de novembro
Na noite desta sexta-feira (4), teremos uma chuva de meteoros, a Táuridas do Sul, resquício do cometa Encke. Esse fenômeno acontece todos os anos e é causado pelo movimento da Terra em torno do Sol atravessando a trilha do Encke, e forma um belo espetáculo de estrelas cadentes que, neste ano, poderão ser vistas em todo o Brasil.
O momento Táuridas do Sul será hoje, dia 4 de novembro, pois é o pico mais central do trajeto do cometa, mas o evento segue ativo até o dia 25, perdendo sua intensidade ao longo das semanas. Por apresentar meteoritos maiores e coloridos, quando entram na atmosfera da Terra eles explodem de uma forma brilhante e intensa.
Que horas acontece a chuva de meteoros Táuridas do Sul?
O fenômeno toma conta do céu a partir das 20 horas, quando nasce a constelação de Touro, o radiante da chuva (ponto no céu de onde os meteoros parecem originar de acordo com o planeta em que o observador está) que dá nome ao acontecimento, e segue noite adentro, por toda a madrugada. O pico será por volta da meia-noite, melhor horário para observação já que o radiante estará mais alto e a Lua mais baixa.
Como faço para observar?
Para assistir à chuva de meteoros Táuridas do Sul é bom estar em um local alto, longe da poluição luminosa. Como está frio em boa parte do país, é importante se agasalhar, pegar uma cadeira reclinável e esperar pelo espetáculo.
Caso você não consiga observar o evento, ainda neste mês, mais uma chuva de estrelas cadentes poderá ser vista: a Leônidas. O pico ocorre entre os dias 17 e 18 de novembro.