A nova linha de bonecas da Barbie, anunciada pela Mattel na última quarta-feira (29), foi criada especialmente para a eleição presidencial norte-americana, que acontece neste ano. O conjunto de quatro bonecas apresenta uma candidata negra à presidência dos Estados Unidos.
As outras três bonecas também fazem parte do cenário eleitoral. Haverá a chefe de campanha (a de óculos), a tesoureira (a loira) e a eleitora (que aparece com uma camiseta branca com o adesivo “eu votei”, comumente distribuído no dia da eleição aos votantes).
“Neste ano eleitoral, Barbie celebra o potencial sem limites das garotas de todos os lugares para lutarem por aquilo que elas acreditam, com a linha Barbie Time de Campanha”, diz publicação do Instagram oficial da marca.
Essa não é a primeira vez que a Barbie lança uma candidata à presidência. Porém, até então, uma boneca negra nunca havia concorrido ao cargo.
“Desde 1959, a Barbie tem incentivado e encorajado as meninas a serem líderes, seja na sala de aula, na comunidade ou no país. Menos de um terço dos cargos públicos eleitos nos EUA são ocupados por mulheres, e menos ainda são ocupados por mulheres negras. Por isso, desenhamos o Time da Campanha da Barbie com um grupo diverso de bonecas, para mostrar a todas as meninas que elas podem levantar suas vozes. O nosso objetivo é remover barreiras no caminho para a liderança, e dar às meninas as ferramentas para imaginarem e assumirem os seus futuros”, diz Lisa McKnight, chefe da divisão Barbie & Bonecas da Mattel, em comunicado à imprensa.
E ainda tem mais! Parte do lucro das vendas da nova linha será destinado à ONG She Should Run, que apoia mulheres que desejam concorrer a cargos públicos nos Estados Unidos.