“Quando uma mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”. A emblemática frase da filósofa e ativista Angela Davis está na essência da atriz e apresentadora Taís Araújo, que integra a lista das 100 Pessoas Mais Influentes de Descendência Africana (Mipad) 2021, na categoria TV e Cinema.
Nesta terça-feira (5), a artista celebrou o reconhecimento da premiação, promovida pela ONU, com uma publicação nas suas redes sociais. “Conquistas negras não são individuais. Falei isso aqui antes e retorno a dizer para celebrar com vcs esse momento”, disse Taís na legenda.
A atriz ainda fez questão de valorizar o mérito de todos que são agentes transformadores. “Seja pela comunicação, artes, influência ou educação, todo o trabalho é feito com carinho e principalmente respeito, pensando em representatividade e transformação. Por isso parabéns demais a todos!!! Esse prêmio é de vcs também”, finalizou.
View this post on Instagram
Na premiação, o Brasil ainda é representado por nomes como o ator e diretor Lázaro Ramos, a ativista e parlamentar Érika Hilton, o economista e ex-BBB Gil do Vigor, a cantora Margareth Menezes, a diretora Claudia Alves, a jornalista Christiane Silva Pinto e o apresentador AD Júnior.
“Eu estou chorando mas não é pouco!!! Vocês não sabem como isso é importante e como eu estava precisando disso. Vocês não tem noção!!! Essa foi a resposta de Deus para minhas orações”, escreveu Gil no Twitter.
Até 2021, o Mipad publicará, anualmente, listas globais com 100 grandes personalidades afrodescendentes como uma forma de apoio à Década Internacional de Afrodescendentes, declarada pela ONU em 2015.