Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que a Shirley de ‘Éramos Seis’ não existia na versão do SBT?

Personagem foi colocada na novela para um inédito relacionamento interracial, inexistente no livro.

Por Fábio Garcia
Atualizado em 19 abr 2024, 15h45 - Publicado em 15 out 2019, 15h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se uma pessoa fã de ‘Éramos Seis‘ desde a versão da Tupi assistir à versão da Globo, muito provavelmente achará uma coisa muito estranha: existe uma personagem que não existe nas outras filmagens da trama de Maria José Dupré. E com o aumento da participação de Shirley (Bárbara Reis) nesses capítulos atuais da novela das seis, é uma boa hora para entender de uma vez por todas por que essa personagem não existe nem no livro e nem na novela anterior.

    Pra começar, a personagem não está presente no livro porque as novelas precisaram incluir muitos personagens para fazer a história render. Quando Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho adaptaram o romance para o folhetim televisivo, criaram pessoas para ocupar aquele universo. Um exemplo é o chefe de Júlio, o Assad, que só era citado no livro e agora é um personagem de verdade, com nome e tudo.

    Pepa em Éramos Seis
    (SBT/Reprodução)

    Ao produzir a novela lá pelos idos dos anos 70, Silvio de Abreu achou que seria interessante criar uma família para o dono do armazém, e inventou uma trama envolvendo uma mãe que escondia da filha quem era seu verdadeiro pai. Embora seja semelhante com o que vemos atualmente, ainda assim não era o drama da Shirley da atual versão.

    Continua após a publicidade

    Tanto na Tupi quanto no SBT a personagem se chamava Pepa, e sua filha era a Carmencita. A ideia do autor era retratar a vida dos imigrantes, e por isso fez com que as duas tivessem ascendência espanhola (os nomes já deixavam isso bem claro). Na versão do SBT, Pepa era interpretada por Nina de Pádua e a Carmencita por Eliete Cigarini.

    Quando a Globo comprou os direitos do texto de ‘Éramos Seis’ para essa novela que estamos vendo atualmente, tiveram a ideia de mudar a etnia das personagens. Assim, Pepa deixou de ser uma matriarca espanhola para se tornar a mulher negra que conhecemos como Shirley, assim como sua filha Carmencita passou a se chamar Inês.

    Shirley em Éramos Seis
    (Globo/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Para a intérprete da personagem Shirley, a mudança bebe muito na questão da representatividade: “dá espaço também para os pretos estarem na televisão”, contou a atriz ao MdeMulher. Inclusive, ela ressalta que a personagem ainda traz um pouco de nordeste à novela, porque a Shirley é baiana e se muda para São Paulo para se afastar de seu antigo companheiro.

    Outro drama extra colocado na personagem, e lembrado por sua intérprete, é a questão do relacionamento interracial, pois ela tem esse envolvimento tanto com João (Caco Ciocler) quanto com Afonso (Cássio Gabus Mendes) dois homens brancos.

    A mudança do perfil da personagem, mesmo com situações repetidas da outra novela, acabou criando uma forma totalmente nova de enxergar a Shirley: “Depois que ela casa com o Afonso, ela se torna uma mulher negra que tem uma condição de vida boa. Numa época em São Paulo, com colonização europeia, uma negra é dona de um armazém, o único que tem na rua. É incrível.”, finaliza Bárbara Reis animada com a personagem.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.