Uma foto é só uma foto, certo? Bem, nem sempre, principalmente, quando temos celebridades envolvidas. Carolina Dieckmann passou o Natal com Regina Casé e até aí nem um problema, afinal, elas são amigas… Só que a atriz de “A Regra do Jogo” achou uma boa ideia postar a imagem abaixo no Instagram:
Leia Mais: Por que precisamos do ‘Politicamente Correto’
“Ué, mas só tem a Carolina, a Regina e algumas empregadas… Ah, nada demais… Todo mundo precisa trabalhar… O que tem de errado?”, foram alguns dos comentários escritos no Instagram, Twitter, Facebook… Mas, bem, vamos por partes! Regina Casé é protagonista de “Que Horas Ela Volta?”, um dos filmes mais importantes do Brasil nos últimos anos que discute justamente as relações entre patrões vs empregadas domésticas no nosso país.
A intenção de Carol, obviamente, foi boa: ela quis agradecer pela ceia feita por essas mulheres, porém, como pontuaram alguns críticos, a atitude esbarra em toda uma herança nada honrosa, como explica a estudante e ativista negra Stephanie Ribeiro em seu Facebook: “Existem diversos trabalhadores que tem funções no Natal. Desde médico até o bombeiro. Mas nenhuma dessas profissões carregam o cunho escravagista e racista como essa possui. O trabalho doméstico aqui ele só é tão forte, pois a mão de obra negra no pós abolição era barata e abundante. Então todo mundo que tivesse condições melhores, poderia ter uma empregada. É só buscar na literatura brasileira as referências aos empregados que veremos negros, nas novelas atuais teremos negros, o primeiro trabalho de muitas atrizes brasileiras inclusive é atuando como domésticas. Então porque na hora que vamos debater isso, o brasileiro fala de forma falaciosa que não é uma questão racial?”
Para refletir. Porque uma foto não é só uma foto.
Leia Mais:19 vezes que as famosas deixaram o mundo menos machista
Leia aqui o texto completo:
“Eu fiz o seguinte post em meu Facebook: Se emocionou assistindo ‘Que Horas Ela Volta’, mas achou ok a família fazer a…
Posted by Stephanie Ribeiro on Sábado, 26 de dezembro de 2015