Saiba por onde andam 5 musas de Malhação do começo dos anos 2000
No Brasil ou no exterior, as vidas delas mudaram tanto de lá para cá!
Em 23 anos no ar – sim, vinte e três –, é natural que “Malhação” já tenha precisado mudar os rumos várias vezes. Mas, aconteça o que acontecer, as musas e os musos sempre estão lá com seus romances complicados, suas amizades para todas as horas e seus dramas existenciais. Ainda bem!
Depois de protagonizar a novela teen, muitos deslancham na carreira. É o caso de Fernanda Vasconcellos, Sérgio Marone, Thaila Ayala e Henri Castelli. Outros, mesmo que continuem no showbiz, dão uma sumidinha.
Por isso, fomos atrás o paradeiro de cinco musas de “Malhação” do começo dos anos 2000: Ludmila Dayer, Rafaela Mandelli, Bianca Castanho, Manuela do Monte e Luiza Valdetaro. Nem todas estão na TV, mas ainda dá para acompanhar pelas redes sociais o que elas andam fazendo.
Ludmila Dayer (2000)
A mocinha Joana foi a primeira protagonista televisiva de Ludmila, que já era conhecida pela premiada atuação no filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” (1995). Na trama da novela adolescente, ela vai morar com a tia, Linda (Gisele Tigre), e assim conhece Marcelo (Fábio Azevedo), seu par romântico – o rapaz é filho de Afonso (Giuseppe Oristânio), com que Linda se casa.
Depois de “Malhação”, a atriz engatou alguns sucessos na TV, como Danielle, a “ninfa bebê” de “Senhora do Destino” (Rede Globo, 2004), e Sofia, a jovem vilã de “Os Ricos Também Choram” (SBT, 2005-2006).
Ludmila tem cidadania americana e em 2008 resolveu mudar para os EUA, onde fundou uma produtora de vídeos, a Lupi Productions. Nestes dez anos, participou de pilotos de séries da HBO que acabaram não indo ao ar (“Rollers” e “Polomino”, ambas em 2009), estrelou o seriado para a internet “The Situation” (em 2012) e deu um pulinho no Brasil para gravar uma ponta de luxo em “Louco por Elas” (Rede Globo, 2013).
Desde 2016 é casada com um empresário britânico cujo nome não revela, alegando que ele é um homem discreto e que não tem nada a ver com o showbusiness.
Rafaela Mandelli (2001)
Na temporada de 2001, Rafaela interpretou a doce Nanda, apaixonada por Gui (Iran Malfitano). O relacionamento dos dois passa por várias dificuldades até dar certo: Gui e o irmão (Leo, vivido por Max Fercondini) brigam pelo coração da garota, Valéria (Bianca Castanho) engravida de Gui para separar o casal… Todo um drama, como manda a cartilha de “Malhação” quando o assunto é o namoro dos protagonistas.
Alguns papéis na Globo depois, a atriz assinou contrato com a Record em 2007 e logo estrelou “Caminhos do Coração” (2007) e “Os Mutantes – Caminhos do Coração” (2008). Paralelamente, se destacou no cinema em 2008, no filme “Meu Nome Não É Johnny”.
Hoje em dia, Rafaela sempre participa de alguma produção da Record, como “A Terra Prometida” (2016-2017). Ela está também na série “O Negócio”, da HBO, desde 2013 (a temporada de 2018 é a quarta e última).
Bianca Castanho (2001)
Esta é a única vilã da nossa lista de musas. Valéria faz de tudo para separar Nanda (Rafaela Mandelli) e Gui (Iran Malfitano), mas não consegue. Seu golpe mais baixo é engravidar do rapaz de propósito – e fingir que foi um acidente –, mas ela acaba sofrendo um aborto espontâneo.
Bianca já era conhecida quando fez “Malhação”: ela havia se destacado em “Terra Nostra” (1999) a ponto de Raul Cortez tê-la chamado para o papel de Cordélia na peça “Rei Lear”, da qual o veterano era o astro.
Em 2003 decidiu assumir protagonistas em novelas do SBT e emendou “Canavial de Paixões” (2003), “Esmeralda” (2004) e “Cristal” (2006). Depois passou pela Record, em produções como “Rei Davi” (2012) e “Milagres de Jesus” (2014), e em 2015 voltou rapidamente para o SBT, onde apresentou o programa “Pequenos Campeões”.
Atualmente afastada da TV, Bianca mora em Miami com o marido, o empresário Henry Canfield, e a filha dos dois, Cecília. Ela mantém um canal no YouTube, o 2 Bi Miami, com a amiga e também atriz Fabiana Alvarez.
Manuela do Monte (2003)
No mesmo ano em que surgiu na TV na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, Manu já protagonizou a temporada de “Malhação” como Luísa, namorada de Victor (Sérgio Marone). Eles se conhecem e se apaixonam quando suas fotos são trocadas em uma loja de revelação (lembra que antigamente precisávamos levar filmes de fotos para a revelação para só então ver como elas ficaram?). A única pedra no sapato do casal é Carla (Nathália Rodrigues), prima de Luísa, que também é apaixonada por Victor e faz de tudo para separar os dois.
A atriz fez muitos trabalhos na Globo, entre eles “Páginas da Vida” (2006), “Paraíso” (2009) e “Insensato Coração” (2011). Ao assinar um contrato com o SBT em 2013, assumiu por dois anos o papel mais marcante de sua carreira: o de tia Carol, no remake de “Chiquititas”.
Manu não está completamente afastada da TV – no ano passado fez uma participação em “Apocalipse”, da Record –, mas pelo seu Instagram dá para perceber que ela tirou um tempinho para curtir a vida e algumas viagens. Será que está estudando algum papel para voltar às telas ou aos palcos?
Luiza Valdetaro (2006)
A paixão pelo skate uniu Manuela, personagem de Luiza em “Malhação”, e Cauã, vivido por Bernardo Melo Barreto. Tudo seria lindo se não fosse o ex-namorado dela, Eduardo (Gabriel Wainer), sempre tentando atrapalhar o romance.
Luiza já havia feito uma ponta em “Malhação” em 2002, como amiga de Nanda (Rafaela Mandelli), e voltou em grande estilo, como protagonista. Depois desse salto, participou de várias novelas da Globo. “Ciranda de Pedra” (2008) e “Viver a Vida” (2009) foram algumas delas. A última foi “Joia Rara”, em 2013.
A atriz se afastou da TV e em 2014 se separou do empresário Alberto Blanco, com quem foi casada por 9 anos e com quem teve sua primeira filha, Maria Luiza. Em 2015, anunciou que estava casada com o o executivo do petróleo Mariano Marcondes Ferraz. Eles se mudaram para Londres e tiveram uma filha, Sophia.
Réu da Operação Lava Jato, Mariano foi preso em outubro de 2016. Luiza então sumiu das redes sociais e da vida pública como um todo e se dedicou integralmente ao trabalho na produtora BlueMoon, em Londres mesmo.
Em janeiro deste ano, o casal se divorciou e ela voltou com as filhas para o Rio de Janeiro. Por enquanto, não está com nenhum trabalho anunciado. Mas pelo menos voltou a postar no Instagram, para a felicidade dos fãs.