Ela é linda. Ela é polêmica. Naomi Campbell é uma estrela desde os 15 anos e quebrou vários paradigmas (foi a primeira modelo negra na capa de um September issue (a principal edição do ano)da Vogue americana, a capa da revista Time e da Vogue russa também), enfrentou o racismo, escreveu uma biografia e segue trabalhando, sem interrupção. Naomi completa 50 anos nessa sexta (22).
Nascida em Londres e descoberta como modelo aos 15 anos, teve uma carreira meteórica e não demorou em estar nas capas de revistas, desfilar para as grifes mais importantes e fotografar campanhas veiculadas mundialmente. Aos 20 anos, ela fez parte do grupo conhecido como Big Six, que eram as modelos mais famosas da época: Naomi, Christy Turlington, Cindy Crawford, Kate Moss, Linda Evangelista e Claudia Schiffer.
Seu temperamento considerado difícil por muitos a fez ser desligada da agência Elite, e seu nome esteve ligado a diversos escândalos, que vão desde assédios morais a funcionários até agressões físicas a namorados e fotógrafos. Por outro lado, sua dedicação à causas humanitárias também é referência. Ela comanda a ONG Fashion For Relief, que ajuda financeiramente vítimas de desastres naturais.
Para quem acompanha a modelo, sabe que ela tem bom humor. Ela mesma lembra do desfile de Vivienne Westwood, em 1993, quando caiu sentada na passarela.
Primeira e única mulher negra a alcançar o posto de supermodelo, sempre falando abertamente sobre preconceito e se posicionando contra a falta de diversidade nas passarelas, Naomi Campbell é inspiração e abre portas para milhares de mulheres. Aos 50 anos, ela segue como uma das modelos mais importantes do mundo e um verdadeiro ícone da moda.
“Tive o privilégio de trabalhar com Naomi em 2003. Eu ainda era assistente e ela veio desfilar no SPFW para uma grife de beachwear”, lembra o editor de moda de CLAUDIA, Fabio Ishimoto. “A sua presença é muito intimidadora: ela chegou acompanhada de vários seguranças e equipe pessoal, muito poucos puderam se aproximar e ela não se esforçou muito em ser simpática”, ele lembra. “O medo de ser notado e possivelmente levar uma bronca era grande, e não falei mais do que um tímido “Hi, Naomi”. Mas, apesar de tudo, estar com ela no backstage e depois vê-la desfilando na passarela me fizeram entender a força e importância da sua imagem e minha admiração perdura até hoje’, ele completa.
Fábio elegeu uma imagem icônica de Naomi, e não foi no passado. Para ele, Naomi fechando o desfile de primavera/verão 2020 da Saint Laurent foi um dos momentos marcantes da carreira da modelo. “Prova que ela segue continua firme e forte como umas das modelos mais importantes do mundo”, ele diz.
Os 4 passos da higienização com Naomi
Além de estrelar vídeos de artistas como Michael Jackson, George Michael e Madonna, ela também ensaiou uma carreira de cantora e de atriz, mas desde o ano passado divide com os fãs sua rotina de luxo, com um canal no Youtube. No início da pandemia virou musa da higienização, quando o vídeo de seu intricado cuidado em aeroportos e aviões viralizou. Siga os passos:
1- Antes de começar o ritual, ela coloca luvas.
2- Passa um lenço em todas as superfícies que pode tocar com o corpo ou as mãos durante o voo.
3- Cobre o assento com uma capa colorida, que é lavada à mão no hotel.
4- Finaliza a rotina com uma máscara de rosto, para protegê-la de espirros e tosses dos outros passageiros.
Veja o vídeo clicando aqui.
Estreia em vídeo de Bob Marley
E, uma brincadeira, para fechar. Aos 8 anos, Naomi apareceu como uma das crianças no vídeo de Bob Marley para a canção Is This Love?, consegue localizá-la?