O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu mais de 130 estudantes na Casa Branca para a Feira de Ciências na última quarta-feira (13).
Essa foi a sexta edição do evento, criado por sua administração em 2010 para celebrar os vencedores de diversas competições americanas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. É a última vez que Obama participa como anfitrião, uma vez que seu mandato acaba no final deste ano.
“Nós vamos mostrar aos jovens o quão legal a ciência pode ser”, disse o presidente americano em 2009 ao anunciar pela primeira vez a Feira de Ciências da Casa Branca.
Na edição deste ano, os alunos abordaram alguns dos maiores desafios atuais dos Estados Unidos. Os temas variaram de combate às alterações climáticas a descobrir novas maneiras de combater o câncer.
Não faltou criatividade nos estudantes na hora de desenvolver suas invenções. Alguns dos projetos apresentados foram um robô para limpar os metrôs de Nova York, um celular que desbloqueia dependendo da forma como é levantado e um aplicativo para ajudar pacientes com câncer a se sentirem menos ansiosos e solitários.