A banda tem identificação com músicas
de Cazuza e Legião Urbana
Foto: Marcos Hermes / Divulgação
São 11 anos de carreira e muitos sucessos, entre os quais Quando o Sol se For, Outro Lugar, Olhos Certos e Você Me faz Tão Bem. Agora o Detonautas Roque Clube lança O Retorno de Saturno, o primeiro CD sem o guitarrista Rodrigo Netto, morto em junho de 2006 durante um assalto. A marca do novo trabalho, segundo o vocalista Tico Santa Cruz, é o amadurecimento da banda formada ainda por Cléston, Renato Rocha, Tchello e Fábio Brasil. Outra característica: todas as letras do atual disco foram escritas pelo próprio Tico. Em uma das canções, Verdades do Mundo, o cantor conversa com o ex-companheiro, Nettinho, como carinhosamente era chamado pelos amigos: “Te encontro nas ruas/ Até de olhos fechados/ Sinto tua presença e a lembrança/ Que eu tenho de você/ Me faz querer te abraçar/ Querer te encontrar”. Quer saber mais sobre os Detonautas? Confira aqui na entrevista com Tico.
Inspiração
“O Retorno de Saturno ficou bem fiel àquilo que comecei a criar. No final do ano retrasado fui para Trancoso (BA), um lugar propício à inspiração. Levei um violão, comprei um caderno lá mesmo e ia escrevendo letras e músicas e gravando tudo no celular. Depois de 15 dias já tinha cerca de 90% do disco. Quando voltei, mostrei tudo para o Renato Rocha e a gente fez os arran jos na casa dele ao piano e violão. Levamos quase dois anos para terminar.”
Influências
“O Detonautas vive hoje um universo musical bem mais poético. Gosto de dizer que as nossas músicas lembram ícones da minha geração, como Legião Urbana e Cazuza. São artistas com os quais me identifico pois criaram um rock com mais poesia. E não acho ruim quando alguém comenta que algumas das músicas do nosso novo trabalho se parecem com as do Legião. Muito pelo contrário, fico feliz porque Renato Russo (que faleceu em 1996) foi uma influência importante.”
Saudade de Rodrigo
“É difícil não pensar no Netto quando a gente compõe, faz show ou entra em estúdio. A ausência física não significa que ele não esteja conosco em espírito. Mas é muito difícil passar por esse processo e algumas das músicas foram inspiradas nele. Verdades do Mundo, por exemplo, fiz como se estivéssemos tendo um diálogo.”
Alma lavada
“Percebo que nesses 11 anos de carreira a banda foi adquirindo um pouco da personalidade de cada um. Do novo trabalho, gosto de tudo. Mas acho que cada música serve para um momento diferente. Penso nelas como um prisma, um leque de cor, que dependendo do estado de espírito de quem ouve, soa diferente.”
Na internet
“A idéia é circular por aí fazendo shows a partir de junho, julho. Mas o Retorno de Saturno já está nas lojas e quem quiser também pode conferir o disco inteiro no My Space