Nesta quinta-feira (07), a rainha Elizabeth, usando um vestido laranja característico do outono, apareceu ao lado do príncipe Edward em frente ao Palácio de Buckingham para começar oficialmente o Queen’s Baton Relay, a tradicional cerimônia de revezamento de bastão que realizada sempre antes dos 22º Jogos da Commonwealth, que acontecerão em Birmingham.
A monarca passou o bastão para a atleta paralímpica Kadeena Cox, a primeira no revezamento que durará 294 dias. serão 145 mil quilômetros percorridos na longa jornada por 72 países até chegar em Birmingham.
The Baton has been designed by talent from the West Midlands and incorporates a platinum strand, a nod to Her Majesty’s Jubilee, a 360 degree camera, a heart rate monitor and LED light displays!
The Queen's hand-signed message to The Commonwealth is held within the Baton. pic.twitter.com/kx2i0TGVGA
— The Royal Family (@RoyalFamily) October 7, 2021
O bastão carrega uma mensagem secreta da rainha. Um vídeo divulgado pela família real no Twitter mostra a rainha assinando uma carta que será lida na cerimônia oficial de abertura do evento em julho de 2022.
A rainha Elizabeth é a patrona da Federação dos Jogos da Commonwealth e Edward, seu filho mais novo, tem o papel de vice-patrono.
Os jogos começaram em 1930, originalmente como Jogos do Império Britânico, e têm sido realizados a cada 4 anos. Ou seja, a tradição esportiva do país já dura 90 anos. Na edição de 2022, 4.500 atletas de 72 territórios participarão do evento.
The Commonwealth Games, first held in 1930, are a celebration of sport and human achievement. @Birminghamcg22 will see 4,500 athletes from 72 nations take part in 11 days of spectacular sport. #DYK The Queen is Patron of @thecgf and The Earl of Wessex is Vice Patron? pic.twitter.com/iPiq5OfLPa
— The Royal Family (@RoyalFamily) October 7, 2021
O revezamento de bastão, no entanto, começou anos depois, em 1958 no País de Gales. E desde então a modalidade se expandiu por outros territórios e englobou ainda mais atletas.