Meghan Markle e o príncipe Harry pediram que o Reino Unido atue contra o racismo estrutural. Em entrevista ao jornal britânico Evening Standard, Harry disse que o país seria melhor se as pessoas brancas entendessem mais sobre a questão racial.
Essa foi a primeira entrevista que o casal concedeu ao Reino Unido após abrirem mão dos privilégios como membros da família real. Na conversa, Harry fala que “despertou” para a falta de oportunidades que as pessoas negras enfrentam quando conheceu Meghan.
“Eu não estava ciente de tantos problemas, tantos deles dentro do Reino Unido e também globalmente. Achei que sim, mas não”, confessou. “Quando você entra em uma loja com seus filhos e só vê bonecas brancas, você pensa: ‘isso é estranho, não tem uma boneca preta lá?’. Eu uso isso apenas como exemplo de que nem sempre os brancos têm consciência de como deve ser para alguém de pele diferente, de pele negra, estar na mesma situação”, completa.
Além da entrevista, o casal escreveu um artigo para o jornal, dizendo que “enquanto existir o racismo estrutural, haverá gerações de jovens negros que não começarão suas vidas com a mesma igualdade de oportunidades que seus pares brancos”.
Essa não é a primeira vez que Harry e Meghan se manifesta sobre o assunto. Em junho, quando os Estados Unidos foram palco de uma onda de protestos devido ao assassinato de George Floyd, Meghan disse lamentar que as crianças tivessem que crescer em um mundo onde o racismo existe.
“O que está acontecendo no nosso país e no nosso estado e na nossa cidade de Los Angeles tem sido absolutamente devastador, não sabia bem o que dizer a vocês”, falou a duquesa na ocasião.
Assista ao vídeo completo, em inglês, da entrevista de Meghan e Harry ao Evening Standard: