Kate Middleton apareceu de olhos inchados, nariz quebrado e roxos pelo rosto. Ao lado da vice presidente dos EUA, Kamala Harris, e da rainha e jornalista, Letizia de Espanha, a duquesa de Cambridge faz parte de uma campanha de conscientização contra a violência doméstica, idealizada por Alexsandro Palombo.
“Ela denunciou-o. Mas ninguém acreditou nela. Mas a deixaram em paz. Mas ela não foi protegida. Mas ele não foi preso. Mas ela foi morta do mesmo jeito“, diz o cartaz do projeto.
“Por que é que uma mulher deveria denunciar a violência se depois disso não é protegida pelas instituições e acaba por ser morta de qualquer maneira?”, questiona o artista na campanha.
“Apenas vejo a política a convidar mulheres a fazerem queixa, mas sem assumir a responsabilidade de providenciar proteção e apoio às vítimas. Um Estado que não protege, mas deixa uma mulher sozinha nas mãos do seu abusador torna-se um cúmplice silencioso. Há várias associações de voluntariado que, com muito poucos meios, tentam apoiar as vítimas, mas é a política, as instituições e o Estado que devem assumir esta responsabilidade”, escreveu Alexsandro.
A campanha do artista italiano também conta com fotografias de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu. Apesar da intenção do projeto, o jornal The Sun informou que as imagens foram feitas sem autorização.
Veja a reprodução do cartaz da duquesa: