Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Grávida pode viajar de avião? Entenda por que a Meghan Markle pode

Não é indicado voar depois dos seis meses e meio de gravidez, mas a duquesa está bem amparada.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 16 jan 2020, 00h53 - Publicado em 8 fev 2019, 14h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • LONDON, ENGLAND - JANUARY 30: Meghan, Duchess of Sussex arrives at The National Theatre on January 30, 2019 in London, England. Earlier this month The Duchess was announced as Patron of the National Theatre, one of two Patronages passed on by Her Majesty The Queen. (Photo by Chris Jackson/Getty Images) (Chris Jackson/Getty Images)

    Mesmo com a gestação avançada, a duquesa de Sussex não deixa seus compromissos. No dia 23 de fevereiro, Meghan Markle fará uma viagem para o Marrocos, quando estará com oito meses. E o que todo mundo se pergunta é: grávida pode viajar de avião?

    Os ginecologistas costumam dar um limite para as gestantes: 26 semanas (mais ou menos seis meses e meio). E há um motivo: a partir desse marco, é possível fazer um parto com chances de sobrevivência do bebê. O termo técnico usado pelos especialistas é viabilidade do feto, a capacidade do bebê conseguir viver fora da barriga mesmo sendo tão prematuro.

    Por isso as grávidas não devem viajar de avião nessa fase. “O risco será muito grande se o bebê nascer e não houver condições de assistência. Imagine se acontece durante uma viagem longa, fora da sua base, da sua rede de segurança, longe de um hospital que tenha um aparato tecnológico necessário para cuidar desse bebê”, exemplifica a ginecologista Márcia Araújo.

    Isso sem contar que uma viagem de avião nunca é aquela maravilha. “Há o estresse da viagem, o cansaço, a dificuldade de achar uma posição na poltrona, o acesso restrito ao banheiro. São situações desnecessárias nessa fase, não é mesmo?”, questiona a ginecologista. Além disso tudo, ficar muitas horas sentada desfavorece o retorno venoso e aumenta a chance de trombose.

    Mas por quê a Meghan continua voando?

    Continua após a publicidade

    Porque ela vive em uma condição muito especial.

    Convenhamos: a duquesa está cercada por uma estrutura impecável, totalmente pensada para atendê-la em qualquer situação. A viagem é em avião particular, ela provavelmente viaja deitada com as perninhas para cima e, claro, tem uma equipe médica e um excelente aparato à disposição.

    Então, se esse não é o seu caso, a orientação médica é: não se arrisque!

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.