Famosos que também são escritores e você nem lembrava
Você acha que essa galera só arrasa nas novelas, filmes ou compondo belas canções? Eles também mandam muito bem quando o assunto é literatura!
Basta dar uma olhadinha nas prateleiras de bestsellers do último ano para encontrar, com certeza, uma boa quantidade de youtubers, cantores, atores e atrizes bombando por ali. Mas você consegue se lembrar de todo mundo que já circulou por estes locais? Separamos alguns famosos que também são escritores – e pode ser que as pessoas tenham esquecido desse detalhe.
1. Adriana Calcanhotto
Além de ser uma ótima cantora e compositora, Adriana Calcanhotto também arrasa na literatura. A morena tem, ao todo, seis livros publicados e todos voltados para o universo infantil.
O primeiro título, lançado em 2003, foi “O Poeta Aprendiz”, originalmente escrito por Vinicius de Moraes, em 1958. Anos depois o livro virou canção na voz de Toquinho e em 2003 se tornou um livro-disco na voz de Adriana.
Veja também: Machado de Assis é homenageado pelo Google em 178º aniversário
A história gira em torno de um menino que sonha em ser poeta e descreve o universo infantil de forma muito bem humorada e de fácil entendimento para os pequenos.
Ainda em 2003, Adriana lançou seu segundo livro: “Algumas Letras”, recheado com letras de canções já conhecidas por grande parte do público e com alguns poemas inéditos.
Em 2008, foi a vez da morena contar um pouco mais sobre os bastidores de sua turnê pela Europa no livro “Saga Lusa”. A história se inicia com a experiência de um voo Rio-Lisboa sem conseguir dormir e uma agenda cheia de compromissos em seguida, com direito a show onde falta energia elétrica e uma gripe para dar uma ~atrapalhada~ na viagem. Se a gente contar mais, vai estragar o resto!
A quarta experiência de Adriana na literatura foi no livro “Melchior, o mais melhor”, lançado em 2011, mas dessa vez como ilustradora. A história gira em torno de Melchior, um menino que nunca era o primeiro em nada, mas também não era o último. Até que um dia ele encontra um gênio dentro de uma bolinha de pingue-pongue e tem a chance de realizar o seu desejo, que é ser melhor do que os melhores.
Em 2014, foi a vez de lançar o livro “Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira”. O livro é uma coletânea com diversos poemas do século XIX ao XXI, de Cecília Meireles a Gregório Duvivier, e convida o leitor (de qualquer idade) para conhecer este novo mundo incrível.
Ainda em 2014, a gaúcha também lançou o “Haicai do Brasil”, reunindo em um mesmo espaço nomes conhecidos como Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.
2. Fernanda Takai
Fernanda Takai, além de mandar muito bem nos vocais do Pato Fu, também se aventura pelo mundo da literatura. O primeiro livro lançado por ela foi “Nunca Subestime uma Mulherzinha”, no ano de 2007. A publicação é um compilado de contos e crônicas, que foram anteriormente publicadas nos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas, onde Fernanda contava de forma bem humorada suas histórias que, claramente, poderiam fazer parte do dia a dia de qualquer mulher. Ah, e o prefácio do livro foi escrito por Zélia Duncan – lacração pura.
Em 2011, publicou “A Mulher Que Não Queria Acreditar”. É também recheada de contos e crônicas – desta vez, inéditas – que representam todas as facetas de Fernanda. É a artista falando do seu lado mulher, filha, mãe e revelando outras que a gente ainda não conhecia.
Já em 2013, surge “A Gueixa e o Panda Vermelho”. A ideia de escrever essa fábula surgiu depois de uma visita ao zoológico de Ueno, em Tóquio, no Japão. A história gira em torno de Yuki, uma jovem gueixa aprendiz que ainda não se sente preparada para mostrar os seus dotes e habilidades para os outros habitantes de seu bairro. Uma história levinha e encantadora.
3. Fernanda Torres
Além de arrasar nas telinhas e nos palcos – e de ser filha de uma das maiores atrizes da TV brasileira -, Fernanda Torres já tem dois livros lançados: “Fim” e “Sete Anos.”
“Fim” ~nasceu~ em 2013 e conta a história de cinco amigos cariocas: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro e suas mais distintas experiências na vida, no casamento, no trabalho, entre outros planos. Há graça, diversão e, claro, muita reflexão a cada página.
Em 2014, foi a vez de Fernanda fazer uma reunião de suas principais crônicas e lançar “Sete Anos”. O livro é um compilado de textos lançados na revista Piauí, Veja Rio e no jornal Folha de S.Paulo, com assuntos que giram em torno de política, cinema, teatro e assuntos do cotidiano.
4. Jout Jout
Tudo bem, a gente sabe que todo mundo lembra do livro da Jout Jout, mas como deixá-la de fora dessa lista, não é mesmo?
Lançado em 2016, “Tá Todo Mundo Mal“ traz crônicas nas quais Julia Tolezano nos conta de maneira bem divertida sobre as “melhores” crises que já teve durante toda a sua vida. E os assuntos são os mais diversos, viu? Ela fala desde as crises que envolviam famílias até sobre o que fazer com os sushis que ela não aguentou comer durante um jantar.
5. Maitê Proença
Você pensou que Maitê Proença arrasava somente nas telinhas? Nãão! A loira já lançou seis livros, entre 2005 e 2015.
“Entre Ossos e a Escrita” foi a primeira publicação lançada pela atriz, autora e diretora. O livro é uma reunião de suas crônicas – muito divertidas, por sinal – que já haviam sido publicadas na revista Época em 2003 e 2004.
“Uma Vida Inventada: Memórias Trocadas e Outras Histórias” foi o segundo livro lançado por Maitê, dessa vez em 2008. A história gira em torno de uma menina que, descobrindo o mundo, descobre a si mesma e dessa maneira nos guia entre uma mistura de ficção e memórias da própria escritora.
Já imaginou participar de um desafio de criar um texto com, no máximo, 1.500 caracteres e ver suas palavrinhas publicadas em um livro disponível no Brasil todo? Pois foi justamente assim que nasceu “É Duro Ser Cabra na Etiópia”, em 2013. Depois de lançar o desafio receber milhares de textos, Maitê selecionou os melhores e os uniu neste livro com um nome ~diferentão~.
“À Beira do Abismo Me Cresceram Asas”, também foi lançado em 2013, e conta a história de duas amigas na casa dos 80 anos com enredos sobre: sexo, gênero e abandono. Ah. e vale lembrar que a história primeiro foi trazida ao Brasil como peça de teatro.
Em 2014, aconteceu o lançamento de “Todo Vícios”. Nesta publicação, Maitê nos conta sobre a vida de Stella, uma bela atriz e escultora, que se apaixona por João, um publicitário que beira a casa dos 50 anos e é viciado em remédios tarja preta. Além destas características, há ainda um grande ponto a ser observado: eles vivem apenas de diálogos por meio de redes sociais e sem um contato mais profundo.
“Entre Ossos Agora”, lançado em 2015, é mais um livro de crônicas na carreira da loira, só que dessa vez com as histórias que já conhecemos em “Entre Ossos e a Escrita” e mais 22 crônicas inéditas.
6. Maria Ribeiro
A atriz e apresentadora lançou o livro de crônicas “Trinta e Oito e Meio” em 2015. O conteúdo da publicação varia em torno de reflexões, desabafos e muito senso de humor que acaba nos guiando pela sua vida.
7. Mayana Neiva
Formada em Letras e Filosofia pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), a atriz, modelo e escritora Mayana Neiva lançou em 2011 um livro em homenagem aos seus sobrinhos, Marina e Francisco.
“Sofia”, conta a história de uma garota muito sonhadora que vê a sua vida mudar a partir do momento em que engole o sol. Sim, amiga, é isso mesmo! Uma boa dica para de dar de presente para os pequenos no natal, né.
8. Mel Fronckowiak
Mel Fronckowiak é atriz, modelo, cantora e, claro, escritora. Em 2013, a morena fez parte da novela e da banda Rebelde (versão Brasil) e aproveitou a experiência de viajar por diferentes lugares do país para escrever “Inclassificável”, que circula entre a vida da gata dentro e fora dos palcos, mas sem ser um diário de bordo ou algo do tipo.
9. Nívea Stellman
Já imaginou poder ler um guia de como se livrar daquele boy “lixo”? Nivea Stellman e Lua Veiga pensaram e criaram o livro, lançado em 2013, para contar experiências reais de antigos relacionamentos que não deram certo e de como superar esse lance pesado em nossas vidas. Afinal, nenhum término é fácil, não é mesmo?
10. Paola Carosella
Paola Carosella, além de mandar muito bem na cozinha, na bancada de jurados do Masterchef e ainda servir de inspiração para muitas mulheres, aproveitou o ano de 2016 para se aventurar na literatura com o livro “Todas As Sextas”.
A publicação reúne mais de 90 receitas do menu executivo do restaurante Arturito, localizado em São Paulo e do qual Paolla é dona, e conta com comentários da própria chefe em cada receita e um relato autobiográfico incrível.