Em entrevista ao jornal britânico The Sunday Times – em príncipio para promover o filme The Trust, com estreia em 13 de maio nos Estados Unidos –, o ator Elijah Wood, astro de O Senhor dos Anéis, fez referência a casos de pedofilia em Hollywood. Foi largamente comentado pela mídia, que ele teria denunciado que casos de pedofilia na indústria do cinema seriam protegidos por figuras poderosas. De acordo com a publicação, que saiu no domingo (22), ele afirmou que os abusos ocorreram durante muito tempo e que, provavelmente, continuam a acontecer.
Após a repercussão, Elijah negou que tenha informações privilegiadas sobre pedofilia em Hollywood. Ele procurou o jornal The Hollywood Reporter para esclarecer: “O assunto de abuso infantil é importante e deve ser discutido e propriamente investigado. Mas, como eu deixei absolutamente claro para o repórter [do Sunday Times], eu não tenho experiência ou ponto de observação privilegiado sobre o tópico”.
O ator disse ter comentado, durante entrevista ao Sunday Times, sobre o documentário An Open Secret, de Amy Berg, que trata de casos de pedofilia na indústria cinematográfica. A conversa acabou entrando no episódio do apresentador da BBC britânica Jimmy Saville, que em 2011, após sua morte, foi investigado por centenas de abusos sexuais contra menores durante décadas.
“Evidentemente algo grande estava acontecendo em Hollywood. Era tudo organizado. Há muitas víboras nesta indústria, pessoas que têm apenas seus interesses em mente”, foi a declaração que Elijah Wood deu na ocasião, tendo sido reproduzida em centeas de veículos.