Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Doente e sem trabalho, Cláudia Rodrigues revela que já pensou em suicídio

Diagnosticada com esclerose múltipla, a atriz passou por fase difícil no período em que esteve afastada da televisão

Por Isabella Marinelli
Atualizado em 28 out 2016, 16h33 - Publicado em 11 ago 2015, 15h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A humorista Cláudia Rodrigues revelou em entrevista ao programa Espetacular, da Rede Record, que o suicídio já passou pela sua cabeça: “Pensei em tirar a minha vida, mas não penso mais. Cheguei perto”, disse. A atriz foi diagnosticada com esclerose múltipla em meados de 2000. Nove anos depois, com sintomas mais intensos, Cláudia precisou sair do seriado A Diarista, da Rede Globo, no qual fazia sucesso como a divertida doméstica Marinete. A estrela, que enfrentava dificuldades para falar e para andar, ficou afastada dos estúdios e entrou em depressão. Contou que não saía de casa e vivia em isolamento. Foi nesse período que chegou a cogitar tirar a própria vida.  

    Reprodução
    Reprodução ()

    Dois anos depois, já em 2012,  conseguiu controlar os sintomas por meio de um tratamento multidisciplinar e recebeu liberação médica para trabalhar. A volta foi no Zorra Total, como a personagem Sirene, também na Rede Globo. Mesmo sem contrato, a emissora se encarregou de todas as despesas com o plano de saúde.

    Hoje, ela se recupera de uma crise que teve em junho, mas já faz planos para voltar ao teatro no primeiro semestre de 2016.

    Entenda a esclerose múltipla

    A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica que compromete o sistema nervoso central. Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, a faixa de maior incidência é dos 20 aos 40 anos. 

    O mal tem origem autoimune: as células de defesa do organismo atacam a capa de gordura que envolve as ramificações dos neurônios, chamada de barrinha de mielina, com o objetivo de protegê-las e facilitar a propagação de estímulos. Com essa agressão, entretanto, ela se inflama e os impulsos nervosos ficam enfraquecidos – é quando os surtos acontecem. 

    Causas

    A herança genética, quando há histórico na família, aumenta o risco de quatro a cinco vezes. Além disso, fatores ambientais, como infecções virais, falta de exposição ao sol e tabagismo também já foram apontados como possíveis causas para a esclerose múltipla. Uma pesquisa da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicada em julho no periódico Neurology, ainda demonstrou que o estresse também pode desencadear ou intensificar as crises.

    Continua após a publicidade

    Sintomas

    O problema começa a se manifestar com sintomas simples, geralmente relacionados à falta de sono ou excesso de trabalho. Leve dormência no braço, formigamento na perna, fraqueza ao segurar um copo, suave tremor nas mãos ou ligeira dificuldade para escrever, caminhar e falar são alguns deles. Além disso, sinais mais intensos, como paralisia de parte do corpo ou perda da visão, também são sinais claros de alerta.

    Divulgação
    Divulgação ()

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.