Dira Paes está no ar com a personagem
Marta, da novela Ti-ti-ti
Foto: Reprodução/ Revista VIVA!MAIS
Habilidade com as agulhas
Filha de costureira, Dira desenvolveu a mesma habilidade da mãe, dona Flor, ainda criança. “Reparava em como ela trabalhava e aprendi. Manuseio muito bem a máquina de costura e até fiz um vestido para mim!”, conta a atriz, que vive a costureira Marta em Ti-ti-ti.
Moradia sustentável
A casa da estrela, que fica em uma ilha na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é ecologicamente correta. Para chegar ao local, Dira precisa pegar uma balsa. Lá, o lixo é separado para facilitar a reciclagem, a água utilizada é captada da chuva e a luz é gerada pela energia solar. “A construção foi planejada em função do movimento do sol e o jardim é o personagem principal: plantei mais de dez espécies de árvores frutíferas”, diz orgulhosa.
Intimidade com a vassoura
Além de boa atriz, a paraense não faz feio como dona de casa e não foge dos afazeres domésticos. Quando é preciso, ela se joga na faxina, cozinha, lava e passa roupa…
Tara por mãos
Sabe qual é a parte do corpo dos homens que mais atrai Dira? As mãos! “Meu marido [o assistente de câmera Pablo Baião] trabalha muito com as mãos. Quando o conheci, reparei nelas primeiro. Só depois olhei para ele”.
Nome personalizado
Ecleidira Maria Fonseca Paes é o nome de batismo da atriz. O que aparece em sua certidão de nascimento representa a junção dos nomes do pai (Edir) e da irmã (Ecleida). “Meus pais acham mais lindo criar um nome a dar um pronto”, afirma a estrela.
A “advogada”
De família religiosa, Dira e seus irmãos são protegidos por santas escolhidas por sua mãe, que gosta de se referir a elas como “advogadas”. A atriz recebe a proteção de Nossa Senhora Aparecida. “Minha mãe escolheu essa santa para mim porque sou a mais pretinha lá de casa, a mais morena dos irmãos”.