Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Crimes da escada: As 5 vilãs que deram um empurrãozinho em seus inimigos

Nazaré Tedesco, de 'Senhora do Destino', deixou um legado cruel usado em outras tramas

Por Letícia Quatel
Atualizado em 21 jan 2020, 22h03 - Publicado em 29 Maio 2015, 16h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A novela Senhora do Destino (2004) já tem mais de 10 anos, mas com certeza não sairá da memória dos noveleiros. Afinal não tem como esquecer a história que deu vida à Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), uma das vilãs mais marcantes e queridas da televisão brasileira. Famosa por matar os inimigos empurrando-os da escada, Nazaré deixou um legado que inspirou vilãs de outras novelas ao mesmo crime. Confira abaixo as adeptas do empurrãozinho degraus abaixo:

    Reprodução TV Globo
    Reprodução TV Globo ()

    Nazaré TedescoSenhora do Destino (2004)

    Ela é com certeza a maior autoridade de crimes na escada. Dos muitos assassinatos e tentativas que cometeu na trama, a maior parte foi por meio do empurrãozinho. As vítimas eram as pessoas que pudessem revelar o segredo da vilã: o roubo do bebê Lindalva (Carolina Dickman), filha de Maria do Carmo (Susana Vieira).

    O primeiro a rolar escada abaixo foi o marido da megera José Carlos Tedesco (Tarcísio Meira). A antiga colega de bordel Djenane (Elizângela) também não escapou e teve seu fim nos degraus. A enteada Maria Cláudia (Leandra Leal) não morreu, mas ficou ferida após levar um empurrãozinho da madrasta. O papel rendeu à atriz Renata Sorrah seis prêmios de Melhor Atriz!

    Você sabia? Na novela Império (2014), o fim de Jurema, também personagem de Elizângela, foi igual ao de Djenane, em Senhora do Destino: ela morreu ao cair da escada, só que desta vez ninguém a empurrou. 

    Continua após a publicidade
    Reprodução TV Globo
    Reprodução TV Globo ()

    Tereza Cristina: Fina Estampa (2011)

    Aprendiz de Nazaré, a vilã vivida pela atriz Christiane Torloni, também recorreu à escada como arma para exterminar quem fosse uma ameaça para ela. Sobrou até para a filha Patrícia (Adriana Birolli), que mesmo grávida, não foi poupada pela mãe, mas sobreviveu ao empurrão. 

    Fred (Carlos Vieira) não teve a mesma sorte, o ambicioso cozinheiro rolou escada abaixo depois de cobrar e ameaçar a ‘Rainha do Nilo’, como o mordomo Crô (Marcelo Serrado) a chamava. Fim de jogo também para o mafioso que ameaçava Íris (Eva Wilma), a tia da megera. O rapaz morreu ao ser empurrado por Tereza Cristina, que ainda mencinou sua mentora“Obrigada, Nazaré Tedesco”. 

    Continua após a publicidade
    Reprodução TV Globo
    Reprodução TV Globo ()

    Brenda: Sangue Bom (2013) 

    Falsa e mau caráter, a golpista tem uma aluniação em que mata a rival Rosemere (Malu Mader) a empurrando da escada. A personagem de Letícia Isnard aparece na cena vestida igual a vilã de Senhora do Destino e Rosemereigual a vítima Djenane também de Senhora do Destino. E o delírio até é colocado em prática, mas ao empurrar Rosemere, quem acaba se desequilibrando é a megera que não morre, mas acaba se machucando feio.

    Reprodução TV Globo
    Reprodução TV Globo ()
    Continua após a publicidade

    Cora: Império (2014)

    Maldades não faltaram na trajetória da beata. Papel brilhante de Drica Moraes, a tia azeda de Cristina (Leandra Leal), tenta acabar com a vida de Fernando (Erom Cordeiro), ex-namorado da sobrinha empurrando-o da escada, mas para o azar da vilã, não é desta vez que o advogado, que é também seu ex-comparsa nas maldades contra o comendador José Alfredo (Alexandre Nero), morre. Ela então, convence Jairo (Júlio Machado) a jogá-lo do precipício e acabar de vez com a vida de seu ex-aliado. 

    Reprodução TV Globo
    Reprodução TV Globo ()

    Beatriz: Babilônia (2015)

    Desde o começo da novela, Beatriz (Glória Pires) não poupou ninguém de suas maldades. Para a vilã, vale qualquer coisa para exterminar quem representa uma ameaça. Com a promessa de denunciar a assassina do motorista Cristovão (Val Perré  para a polícia, Sebastião (Nelson Xavier) é empurrado por Beatriz em uma cadeira de rodas escada abaixo e morre na hora. 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.