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Conheça a nova geração de blogueiras empreendedoras

Donas das selfies mais curtidas da internet, as influenciadoras digitais investem em novos negócios com linhas licenciadas de maquiagem

Por Pamela Malva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 dez 2018, 11h43
 (Instagram/Hudson Senna/Studio Tocha/Reprodução)
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A Internet é reino delas e elas se construíram nesse universo. Agora, com mais ideias e sonhos em perspectiva, elas usam de seu talento com maquiagem para empreender.

CLAUDIA conversou com algumas das blogueiras e youtubers que têm suas próprias linhas de maquiagem para entender melhor como esse novo mercado tem funcionado. Confira:

Mari Saad

Com 1,6 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, a paulista Mariana Saad, 23 anos, sabe bem a lógica do mercado: na internet, é preciso ser rápida para laçar o público. Assim que identifica uma tendência, entra em contato com as marcas parceiras pedindo algo novo. Sua inspiração vem do que vê em outros canais, nas ruas e também de pedidos dos fãs, com quem interage nas redes. A atenção e dedicação ao negócio resultam em uma relação saudável com Océane Femme e Payot. Entretanto, ao assumir a empreitada, que também é garantia pessoal de estabilidade no futuro, entendeu que precisaria de ajuda. Recrutou então a mãe, Ana Raquel. “Ela cuida da minha empresa e está sempre de olho nos contratos”, diz, orgulhosa. Apesar de a popularidade contribuir para os altos índices de venda, Mari acredita que a qualidade dos produtos que levam seu nome é um ponto forte. O pincel K80, da primeira linha com a Océane, por exemplo, está esgotado. Mas ela quer ir além. Planeja lançar a própria marca, SMK, no primeiro semestre de 2019.

Mari Saad
(Neto Fernandez/Divulgação)

1- Paleta de sombras 9 Shades, Océane, R$ 69*

2- Pincel para detalhe MS10, Océane, R$ 29*

3- Batons líquidos mate Mariana Saad nos tons Sensualidade, Carisma e Delicadeza, Payot, R$ 24,90* cada um

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Niina Secrets

Criar um batom exclusivo para o dia do seu casamento é um convite irrecusável, especialmente se for feito pela gigante de maquiagem M.A.C. Só uma influenciadora com a potência de Bruna Santina Martins, conhecida como Niina Secrets, daria conta. Aos 24 anos, com oito de bagagem no YouTube, chegou a um tom que chama de nude perfeito. Durante o processo de criação, levou em consideração o desejo de que o batom fosse democrático, ficasse bem em todos os tons de pele. A tática desenvolvida com a equipe que a acompanha (formada por profissionais de contabilidade, comunicação e edição de vídeo) deu certo, e ela assinou, no mês passado, mais um contrato, desta vez para fazer uma linha de xampu e condicionador com a Seda. “Hoje mantenho parcerias com marcas incríveis, das quais um dia fui apenas consumidora e fã. Esse reconhecimento é tão incrível quanto a oportunidade de levar para minhas seguidoras um produto em que acredito e que entrega um pouco de mim”, disse a CLAUDIA, deixando claro que essa é uma moda que ainda renderá novidades.

Niina Secrets
(Instagram/Reprodução/Divulgação)

1- Batom M.A.C x Niina Secrets, M.A.C, R$ 83*

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Fabi Justus

Não são só as milionárias de seguidores que conseguem surfar nessa onda. A empresária Fabiana Justus, 32 anos, tem pouco mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube, mas a expertise nos negócios e o carisma a colocaram no radar das marcas de beleza. Com a TBlogs, a influenciadora criou quatro tons de batom mate, lançados no mês passado. “As pessoas me acompanham pela minha personalidade. Quando se identificam com minha vida e meu estilo, veem sentido em comprar os produtos”, afirma ela. O bom gosto, porém, não é tudo nessa combinação lucrativa. Fabiana comandou por dez anos a marca de roupas Pop Up Store, que deixou em setembro último após uma mudança de estratégia adotada por sócios majoritários. “O conhecimento do mercado foi essencial na transição para o mundo da beleza”, diz. “Aprendi com os anos que o que conquista o público é sinceridade e transparência. Por isso, faço questão de mostrar cada passo da trajetória.”

Fabi Justus
(Instagram/Reprodução/Divulgação)
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1- Batom líquido mate, nos tons Glam e Matte Pop, TBlogs, R$ 29,90*

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Boca Rosa

Fã de tutoriais de maquiagem no YouTube, Bianca Andrade, a Boca Rosa, começou a trabalhar como maquiadora ainda na adolescência. Seu talento atraía clientes curiosas a respeito de técnicas e produtos. Resolveu, então, criar um blog e um canal no YouTube. Hoje, aos 24 anos, a influenciadora nascida no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, ostenta 5,2 milhões de seguidores e uma equipe de 11 pessoas. Foi natural, portanto, o passo seguinte: usar sua prática para desenvolver os produtos, com texturas e cores escolhidas a dedo. Com a Jequiti, lançou uma linha de 14 itens, incluindo esmaltes e até perfume. Em outubro, assinou a parceria com a Payot, que tem rímel e batons rosa, é claro. Foi a preferência pelo tom que lhe rendeu, ainda no colégio, o apelido pelo qual é conhecida nacionalmente.

Boca Rosa
(Hudson Senna/Studio Tocha/Divulgação)

1- Batom líquido mate #BocaRosaFlamingo, Payot, R$ 29,90*

2- Paleta de blush #CarinhaDeMetida, Payot, R$ 49,90*

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Bruna Tavares

A jornalista e blogueira Bruna Tavares, 32 anos, começou a publicar sobre maquiagem em seu canal no YouTube em 2009. Com menos concorrência nas redes, ganhou uma legião de seguidores rapidamente. Consagrou-se como uma gigante da área, com 1,5 milhão de pessoas assistindo a seus vídeos, cheios de informação. Há algum tempo, tudo que ela ganha com o rendimento de seu blog, o Pausa para Feminices, é reinvestido nos licenciamentos. No momento, tem uma linha de demaquilante e corretivos com a TBlogs, sombras com a Quem Disse, Berenice?, batons e esmaltes com a Jequiti, unhas postiças com a Kiss NY, entre muitos outros produtos desenvolvidos por ela. “Desde a fórmula até a identidade visual”, frisa. Para homenagear a equipe que trabalha com ela, como as duas produtoras de conteúdo, uma controladora de qualidade e uma assistente, dá aos produtos seus nomes. Apesar do mercado em alta, Bruna prefere manter uma visão realista do negócio. “As parcerias evitam que eu dependa apenas dos meus canais. É um plano B caso algum dia a internet não tenha mais o poder de influenciar as pessoas.”

Bruna Tavares
(Instagram/Reprodução/Divulgação)

1- imPRESS Chic Mermaid, Kiss NY, R$ 31,99

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