Nada de “princesa” para Meghan Markle. O Palácio de Kensington anunciou na manhã deste sábado (19) que após o casamento com o Príncipe Harry, o casal recebe os títulos de Sua Alteza Real Duque e Duquesa de Sussex, respectivamente. Já se especulava há alguns dias que esse seria mesmo o título real que os recém-casados receberiam, mas agora a informação é oficial.
Ao contrário do que se diz popularmente, em nenhum momento Meghan poderia ser princesa, pois as regras da monarquia britânica não permitem. Apenas pessoas com sangue real podem ter esse título. No máximo, ao se casar, ela poderia ser considerada sua alteza real princesa Henry de Gales, “herdando” inclusive o nome do marido junto ao título. Mas como a Rainha Elizabeth concedeu o título de nobreza de Duque ao neto, ela passa a ser Duquesa de Sussex.
A cunhada de Meghan, Kate Middleton, tampouco é princesa. Ela é a Duquesa de Cambridge, e o Príncipe William, o Duque de Cambridge.
Mas a Rainha poderia, com uma “canetada”, alterar essas regras, caso quisesse. Afinal de contas, em 1957 ela transformou o próprio marido, Philip, em príncipe. Ele era o Duque de Edimburgo, título recebido no casamento, mas por decisão da Rainha, virou o Príncipe Philip. Charlotte e Louis Arthur, os filhos número 2 e 3 de William e Kate, também são princesa e príncipe por decreto real: pelas regras da monarquia, apenas George, o primogênito, teria esse título, mas a bisavó decidiu dar a todos os bisnetos esse privilégio.
O casamento de Harry e Meghan acontece neste sábado (19) às 10h (horário de Brasília). Canais de TV começam a transmissão às 6h, e, pelo YouTube, você pode acompanhar a partir das 7h.