De família gaúcha, Bianca Castanho tem prazer em contar que cresceu em volta da mesa. “Adoro comer. Minha mãe sempre cozinhou.” Na casa da atriz, no Rio de Janeiro, não é diferente. Ela e o marido, o administrador Henry Canfield, com quem é casada há cinco anos, gostam de receber os amigos e passam momentos divertidos com a filha, Cecília, 2 anos, na cozinha. “Brincamos de fazer bolo, pizza, curtimos o momento. Cecília até já tem o próprio avental”, diz a atriz. Brincadeiras à parte, Bianca é craque no preparo de risoto de camarão e salada de lula. De sobremesa, não podem faltar musse de chocolate com doce de leite e calda de goiabada para colocar no sorvete. “Não é nada rebuscado, mas fica uma delícia.” Alguém duvida?
Bianca conta que o marido também é fera na cozinha. “Ele adora inventar coberturas de pizzas e Cecília participa fazendo a massa”, diz. A farra não tem hora para acontecer, pois a atriz só vai para o fogão quando está “inspirada”.
Desde o nascimento da filha, Bianca faz questão de acompanhar o crescimento da garota e não abre mão das obrigações da maternidade. “Sou mãezona, estou sempre aprendendo. Não tinha babá até pouco tempo, levo e busco a Cecília na escola. Prezo a qualidade do nosso tempo. Ela está numa idade em que a gente quer aproveitar todos os momentos, cada dia é uma novidade”, diz a atriz, que conta com a ajuda do marido nos afazeres domésticos e na rotina de cuidados com a filha.
De férias da TV, desde que participou da minissérie Milagres de Jesus (Record, 2014), e sem contrato na TV, depois de oito anos na Record, ela estreia em maio, no Rio de Janeiro, a peça Foi Você Quem Pediu para Eu Contar Minha História.
Filha única
Entre um trabalho e outro, Bianca resolveu deixar aflorar sua paixão pela moda e lançou-se como empreendedora. A MiniBi, sua loja virtual, tem roupas iguais para mães e filhas. “Brinco de boneca com a Cecília (risos), sempre gostei de colocar roupa igual à dela, mas não encontrava, e também queria fazer alguma coisa paralela à carreira de atriz”, revela.
Bianca aproveita para usar sua modelo mirim nas fotos de divulgação do e-commerce. “Sou coruja. Cecília é linda, companheira, superdesenvolta, tem muita energia. Ela adora participar das fotos. Tento criar situações divertidas, em que possa brincar.” Também vaidosa, Cecília não perde a chance de mexer com a maquiagem, as roupas e os sapatos da mãe.
“Ela adora o universo das princesas, se autointitula ‘Cecília de Neve’ no teatrinho que faz”, entrega Bianca, que enfrentou complicações no parto e, por enquanto, não pensa em aumentar a família. “Cecília vai ser filha única, vai curtir os primos, os sobrinhos. Passei um susto muito grande, tive pré-eclâmpsia, ela ficou 24 dias na UTI, fiquei traumatizada. Pode ser que daqui a pouco eu mude de ideia.”
Bianca sempre valorizou as datas importantes, apesar de achar que “todo dia é Dia das Mães”. “Sempre fiz surpresas para a minha mãe”, lembra. Não à toa, para ela, a data do ano passado teve um gostinho especial. “Foi inesquecível. Cecília já estava ótima, em peso e altura.”