8 músicas maravilhosamente interpretadas por Maria Rita
Hoje é dia de festa para a ilustre cantora e intérprete paulistana Maria Rita que assopra, nesta sexta (9), 39 velinhas. E vocês concordam que não poderíamos deixar passar batido, não é?
A voz suave de Maria Rita, que começou a invadir os palcos profissionalmente apenas aos 24 anos, denunciava há tempos um talento que vinha de berço. Mesmo filha do pianista e arranjador César Camargo, foi, principalmente, na figura da mãe que ela depositara toda sua admiração. “Sempre tive a consciência de ser a única filha mulher de uma grande cantora”, afirmou a própria, certa vez, fazendo referência aos seus dois irmãos.
Mãe de dois filhos, Antonio e Alice – a caçula é fruto de seu casamento com Davi Moraes – é de Maria Rita o mérito de ter vencido 11 prêmios do Grammy Latino. Foi premiada, inclusive, no que diz respeito à categoria de Melhor Artista Revelação – consagrando-se como a única brasileira a ter alcançado tal feito.
Não há melhor forma de comemorar o aniversário de um músico do que enaltecer as canções mais marcantes de sua carreira, por isso reunimos as 8 músicas maravilhosamente interpretadas por Maria Rita:
1. “Encontros e Despedidas”
A canção de Milton Nascimento ganha novos contornos dramáticos no timbre da cantora. Parte de seu álbum de estreia, o homônimo “Maria Rita”, lançado há exatos 13 anos, que vendeu 750 mil cópias – a música também embalou a trama global “Senhora do Destino”, que foi ao ar no ano de 2004.
2. “Pagu”
Ainda em seu disco de estreia, a cantora paulistana dá voz à divertida e ácida “Pagu”, composta por ninguém mais, ninguém menos que Rita Lee e Zélia Duncan. E o recado está dado: “Sou mais macho que muito homem.”
3. “Sobre Todas As Coisas”
A clássica emocionante composta por Chico Buarque e Edu Lobo integra o disco lançado em 2005, “Segundo”, produzido por Lenine.
4. “Caminho das Águas”
Um dos maiores sucessos do álbum “Segundo”, a canção assinada por Rodrigo Maranhão foi tema de abertura da minissérie global “Amazônia – de Galvez a Chico Mendes”, criada por Glória Perez e exibida no ano de 2007.
5. “Tá Perdoado”
A faixa escrita pelos mestres Franco e Arlindo Cruz, fez parte da trilha sonora da novela global “Duas Caras”, que foi ao ar no ano de 2007. A múisca também integra o terceiro álbum da carreira de Maria Rita, “Samba Meu”, lançado no mesmo ano.
6. “O Homem Falou”
Nesta música criada por Gonzaguinha, a cantora faz jus à consagração recebida pelo 3º disco com uma versão de platina – além do Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba.
7. “Menino do Rio”
Esta versão da clássica de Caetano Veloso é a quinta faixa do quarto disco de Maria Rita, “Elo”, lançado em 2011. Marca a volta da cantora após um hiato de quatro anos.
8. “Como Nossos Pais”
A filha entoa um dos maiores clássicos já cantados pela mãe neste disco que homenageia a figura de Elis Regina. Lançado em 2012, o álbum “Redescobrir” traz outros grandes sucessos como “Águas de Março”, “Ladeira da Preguiça” e “O Bêbado e a Equilibrista”.