Esta quinta (4) é dia de festa para um dos líderes mais carismáticos e queridos de todo o mundo! Barack Obama assopra, hoje, 55 velinhas! É dele o mérito de ter sido o primeiro presidente afro-descendente dos Estados Unidos – mas a sua importância não acaba por aí: ele também mostrou que, por trás dos holofotes, é um excelente marido, gente como a gente e um pai incrível!
Confira também: Veja como é a casa que Obama passará a morar após o fim de seu mandato.
Quer saber porque Malia e Natasha têm motivos de sobra para se orgulharem de Barack nesta data tão especial? Confira 7:
1. Porque ele apoiou Malia a tirar um ano sabático antes de ingressar na faculdade
Após concluir o Ensino Médio, neste ano, o pai apoiou a decisão de sua filha de tirar um ano sabático e ingressar na universidade de Harvard somente no outono de 2017, quando Barack deixar o cargo de presidente dos Estados Unidos, para que as duas não sofram tanto com a exposição e pressão de possuir um membro da família numa posição de tanto destaque. Esta decisão ter sido cada vez mais comum entre aqueles que acabaram de concluir o colegial, de acordo com levantamento realizado pelo The New York Times.
Leia mais: O encontro entre Barack Obama e o Príncipe George é a melhor coisa que você verá hoje.
2. Porque ele decidiu manter sua família em Washington após o mandato para não separar Natasha, a filha mais nova, dos amigos
Em março deste ano, Barack declarou em uma coletiva de imprensa que após o término de seu mandato, permanecerá morando com a família em Washington, por pelo menos dois anos, tempo necessário para que sua caçula conclua os estudos sem precisar se afastar dos amigos da escola. É a primeira vez em um centenário que um presidente americano opta por permanecer na capital e pasme: o paizão deixou a cargo de caçula decidir sobre o futuro da família quando terminar o Ensino Médio.
Veja também: Barack e Michelle Obama anunciam programa de incentivo à educação para meninas de todo o mundo.
3. Porque apesar da agitada agenda política, ele sempre foi um pai dedicado
Um dos cliques mais sensíveis do fotógrafo oficial da Casa Branca, Pete Souza, registrou os bastidores do momento em que Barack ajuda sua pequena Natasha a ensaiar para o recital de dança da escola, em junho de 2003. Isso mostra que apesar das duras exigências de uma agenda política superlotada, o pai não deixava o cuidado com as filhas em segundo plano.
Leia mais: 9 vezes que o Barack Obama foi gente como a gente.
4. Porque ele sempre fez questão de mostras às pequenas a importância de valorizarem suas raízes
Durante sua viagem à África do Sul acompanhado da família, no mês de Junho deste ano, Barack fez questão de homenagear Nelson Mandela, que também leva o mérito de ser o primeiro presidente afro-descendente de seu país, visitando a ilha Robben, local onde o líder permaneceu preso por 18 anos devido à sua luta contra o apartheid pelos direitos dos negros. Na época, Obama fez questão de declarar sobre a sua preocupação em ensinar às pequenas sobre o papel do ícone no combate à segregação racial.
Veja também: “Diante do ódio e da violência, nós vamos amar uns aos outros”, diz Obama sobre ataque a boate gay.
5. Porque ele respeita a privacidade das filhas e reconhece seus erros
Barack evita falar sobre a vida pessoal das meninas em público porque teme o quão prejudicial a pressão e a exposição podem ser, e quando percebe que fala mais do que deveria, não vê problemas em se redimir com elas. Por isso pediu desculpas à Malia em duas ocasiões: quando acabou confessando aos jornalistas que a filha mais velha havia posto aparelho fixo no dente: “Ela é a minha bebê, mesmo sendo assim tão alta. Mas agora que colocou aparelho parece mais jovem para mim, porque antes, quando prestava atenção nela, percebia o quão rápido cresceu.” E quando, durante uma declaração formal em um colégio em Madison, afirmou que Malia estava se sentindo “desiludida” por ter ido mal na prova de ciências e acertado apenas 73% do teste.
Leia mais: O estilo de Malia Obama, uma it-girl em ascensão.
6. Porque ele respeita a escolha da filha mais velha quando o assunto é namoro
Mesmo que Malia afirme nunca ter feito parte de um relacionamento, numa entrevista a uma publicação norte-americana, Obama confessou que é inevitável não se sentir desconfortável quando percebe a admiração que sua filha mais velha desperta nos garotos. “Já notei alguns olhares que não me deixaram muito contente. Mas sempre faço questão de lembrá-la que se o rapaz respeitá-la e a fizer bem, não irei procurá-lo em todas as escolas para tirar satisfações sobre o seu comportamento”, contou ele rindo. Agora, imagine ser procurado apenas pelo presidente dos Estados Unidos?
Leia mais: 4 vezes em que Malia Obama seguiu os passos da mãe.
7. Porque ele apenas parou as comemorações do maior feriado da história dos Estados Unidos para cantar “Parabéns” para a filha Malia
Malia nasceu justamente na data da independência dos Estados Unidos, feriado nacional conhecido como “4 de Julho” – mas independentemente da importância atribuída pela maioria dos cidadãos americanos ao dia – o paizão fez questão de interromper as comemorações oficiais para lembrar de seu aniversário de 18 anos. Antes de começar a entoar o “Parabéns” (que inclusive também foi cantada por músicos como Janelle Monáe e Kendrick Lamar que estavam no palco), o pai brincalhão declarou: “Como é papel dos pais envergonhar os filhos, eu tenho algo a fazer. Acontece que o dia da independência dos EUA também é o dia do aniversário da minha filha mais velha. Então, vamos fazer um parabéns rápido para Malia.” Assista o vídeo!
Veja também: Obama protagoniza momento fofo ao cantar Parabéns para a filha Malia.