15 séries em que as mulheres conversam entre si – e não é só sobre homens!
Nem sempre é fácil achar filmes e séries que tratem as mulheres como pessoas que têm algo a dizer
Por Júlia Warken
Atualizado em 12 abr 2024, 10h28 - Publicado em 20 Maio 2016, 10h59
Divulgação (/)
Continua após publicidade
O famoso teste de Bechdel é utilizado originalmente em filmes para analisar a representatividade feminina no audiovisual. Há apenas três pré-requisitos para que uma produção passe no teste: 1) é preciso haver mais de uma personagem mulher com falas; 2) é preciso que elas conversem entre si; 3) elas precisam passar uma cena inteira falando sobre um assunto que não envolva homens.
O teste foi criado pela cartunista americana Alison Bechdel em uma história em quadrinhos feita em 1985. Nela, duas mulheres conversavam e uma delas explicava a outra que só assistia a filmes que obedecessem aos três critérios.
Desde então, o teste se popularizou e diversos indicativos apontam para um fato perturbador: quase metade dos filmes comerciais não passa no teste! Na lista dos reprovados estão produções icônicas como a trilogia completa de “O Senhor dos Anéis” e quase todas da saga “Star Wars”, além de “Avatar”, “Procurando Nemo” e “Toy Story”.
De uns tempos para cá, séries também começaram a ser avaliadas pelo teste e aí vão 15 delas que conseguiram passar:
1.Orange Is The New Black
Divulgação ()
Não poderia ser diferente, né? Na prisão feminina de Litchfield há muitas conversas envolvendo personagens masculinos como Joe Caputo, John Bennett e George Mendez, mas eles são apenas coadjuvantes por lá. As minas é que comandam a cena!
Muito se fala sobre homens na série, mas também há diversos diálogos focados exclusivamente nas quatro amigas Hannah, Marnie, Jessa e Shoshanna. Aliás, os diálogos criados por Lena Dunham são o que há de mais maravilhoso nessa série f*da!
Continua após a publicidade
> Lena Dunham, de Girls, prepara série sobre o feminismo nos anos 1960
3.Sex and the City
Divulgação ()
Aham, a gente sabe que o mundo daquelas quatro basicamente gira em torno dos homens, mas há diálogos que passam no teste, pode acreditar.
Outro que dispensa comentários. Homem é o assunto que menos interessa às lésbicas mais bafônicas de Los Angeles!
> Sete filmes e séries que mostram o amor entre mulheres
5.Parks and Recreation
Divulgação ()
Continua após a publicidade
A protagonista Leslie Knope tem ótimas cenas em que dialoga com outras mulheres, como April Ludgate e Ann Perkins. Como a série gira em torno dos projetos malucos do Departamento de Parques, diversas cenas não têm nada a ver com personagens masculinos.
> Conheça 12 personagens femininas com carreiras inspiradoras
6.Friends
Divulgação ()
Pode não ser tããããão frequente assim, mas Rachel, Phoebe e Monica têm diálogos que não envolvem nenhuma figura masculina. Bons exemplos são as cenas hilárias de Rachel e Monica “brigando” pelo quadro monstruoso da Phoebe ou aquela em que a Phoebe finge ser sueca para enganar a Rachel durante uma sessão de massagem.
> Veja tudo o que já publicamos sobre Friends
7.Gilmore Girls
Divulgação ()
Lorelai e Rory dominam o seriado e diversos diálogos passam no teste com louvor!
Continua após a publicidade
> Gilmore Girls: são grandes as chances da série voltar DE VEZ
8.Broad City
Divulgação ()
Outra série maravilhosa protagonizada por uma dupla de mulheres e que conta com vários diálogos hilários em que os homens não são pautados.
Tá aí uma prova de que, na verdade, passar no teste não torna um filme ou série feminista. Apesar de contar com personagens femininas fortíssimas, “Revenge” se foca na rivalidade insana entre elas.
> Parem de colocar mulheres umas contra as outras!
10.Transparent
Divulgação ()
Continua após a publicidade
A personagem principal, Maura Pfefferman, é interpretada por um homem cis (o ator Jeffrey Tambor), o que pode trazer um pouco de confusão. Acontece que Maura é uma mulher transexual na trama, o que faz com que vários diálogos dela com suas filhas e sua ex-esposa passem com louvor no teste.
> 12 filmes e séries para entender o universo transgênero
11.Orphan Black
Divulgação ()
A atriz Tatiana Maslany interpreta nada menos do que as cinco personagens principais dessa série maravilhosa. A história é recheada de diálogos que não envolvem homens, já que também há outras mulheres bem importantes para a trama.
A maravilhosa série sobre a advogada Alicia Florrick também sempre figura entre as que passam no teste Bechdel. Há um número expressivo de homens na trama, mas diversos diálogos entre Alicia, Diane e Kalinda não são sobre eles.
Continua após a publicidade
> 13 lições valiosas sobre amor que as séries nos ensinaram
13.Grey’s Anatomy
Divulgação ()
A começar pela Dra. Meredith Grey, essa é uma série recheada de personagens femininas incríveis! O que não falta é diálogo maravilhoso entre as médicas do Grey Sloan Memorial Hospital.
> 10 mortes das séries de TV difíceis de superar
14.Scandal
Divulgação ()
Mesmo sendo focado na personagem Olivia Pope, é possível dizer que “Scandal” não passa no teste de forma tão louvável quanto “Grey’s Anatomy”. Olivia é o centro de tudo, mas os diálogos geralmente têm a presença de algum homem ou são a respeito de homens.
Assim como em “Scandal”, o seriado sobre a advogada Annalise Keating também tropeça um pouco no teste, pois o resto do elenco é majoritariamente masculino. Mesmo assim, HTGAWT é certamente uma das séries mais girlpower da atualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
a partir de R$ 9,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.