Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O que ‘Game of Thrones’ está fazendo com Daenerys?

Depois de anos construindo uma personagem forte e inspiradora, sério mesmo que a série vai reduzi-la ao clichê da mulher desequilibrada?

Por Júlia Warken
Atualizado em 15 jan 2020, 18h47 - Publicado em 6 Maio 2019, 11h54
 (HBO/Divulgação)
Continua após publicidade

O que ‘Game of Thrones’ está fazendo com Daenerys? Atenção: esse texto contém spoilers do quarto episódio da oitava temporada de “Game of Thrones”. O que ‘Game of Thrones’ está fazendo com Daenerys?

O quarto episódio da oitava temporada de “Game of Thrones” deixou um gosto bem amargo na boca dos fãs. A série está tomando rumos esquisitos, especialmente no que diz respeito a uma de suas principais personagens: Daenerys Targaryen.

Sério mesmo que ela vai ser tratada como louca no final da série? Todo mundo está incrédulo – e com razão. Foram anos construindo uma personagem forte, que superou muita coisa para chegar aonde chegou. Ela definitivamente não merece esse desfecho.

https://twitter.com/JeanMatoso_/status/1125246466975514629

Daenerys teve que fugir de sua terra natal ainda bebê depois que o pai dela foi morto. Sim, já sabemos que o Rei Louco era um tirano indefensável, mas, durante a série, a gente acabou descobrindo que a revolta contra Aerys Targaryen foi muito cruel com as crianças e as mulheres de sua família. Bebês e crianças foram mortos, meninas e mulheres – como Elia Martell, por exemplo – foram brutalmente estupradas.

Continua após a publicidade

Depois de conseguir sobreviver longe de casa, Daenerys teve que lidar com a crueldade do próprio irmão, Viserys. Ele basicamente a vendeu para os Dothraki e chegou a dizer que não se importava se a garota fosse estuprada por todos os homens do exército e por seus cavalos, desde que ele vencesse a guerra em Westeros. As cenas em que a personagem é tratada como um animal para procriação são algumas das mais horríveis da primeira temporada de “Game of Thrones”.

Mas já na primeira temporada ela também conseguiu virar o jogo. Inicialmente, contra todas as expectativas, Dany desenvolveu uma relação de afeto com Khal Drogo, seu marido. Logo depois, tornou-se mãe de três dragões – criaturas que estavam extintas há séculos.

Nesse meio tempo, porém, ela se viu abandonada pelos Dothraki, depois da dolorosa morte de Drogo. Mesmo assim, conseguiu dar a volta por cima e reconquistou a lealdade deles.

Continua após a publicidade

Empoderada e amada por seus seguidores, Daenerys provou que é uma mulher inconformada com injustiças. Antes de chegar a Westeros ela libertou milhares de escravos. A cena em que a personagem aparece sendo ovacionada como Mhysa – que significa “mãe” – na cidade de Meereen deu um desfecho emocionante e emblemático à terceira temporada da série.

Agora, Daenerys está sendo vista como uma figura desequilibrada e até desumana, o que não condiz com sua trajetória. E esse não é o único problema. Também vemos que ela não está sendo valorizada por tudo o que fez e construiu. A cena em que Tormund fica enaltecendo Jon pelo fato de que ele consegue voar num dragão foi bem bizarra – e machista, diga-se de passagem.

https://twitter.com/jkichel98/status/1125248316483297281

Continua após a publicidade

Será mesmo que acompanhamos a construção de uma personagem tão inspiradora para vê-la sendo reduzida a louca no final da série? Para que o trono termine nas mãos do Jon? Sabemos que o intuito de “Game of Thrones” não é ser uma saga feminista, mas é inegável que Daenerys é uma personagem feminina que fez história e seria bizarro ver ela tendo um final que repetisse os clichês machistas de tantos outros livros, filmes e séries.

Mas ainda temos esperança! Nos dois últimos episódios Dany não está apenas sendo desvalorizada, ela também foi a personagem que mais sofreu perdas concretas e muito dolorosas: Sir Jorah, Rhaegal e Missandei. Dito isso, pode ser que venha um twist redentor por aí.

Não nos decepcione, “Game of Thrones”. Daenerys Targaryen merece um desfecho à altura da magnitude de sua trajetória.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.