Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Netflix modifica cena de ’13 Reasons Why’ que gerou polêmica

Mais de dois anos após a estreia da série, a plataforma de streaming decidiu tirar os detalhes excessivos do momento em que Hannah se suicida.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 15 jan 2020, 13h06 - Publicado em 16 jul 2019, 11h01
13 REASONS WHY (Beth Dubber/Netflix)
Continua após publicidade

Dois anos após a estreia de 13 Reasons Why, série que mostra a turbulenta história da jovem Hannah Baker (Katherine Langford), a Netflix finalmente ouviu os protestos do público – e da comunidade médica – e mudou a cena mais polêmica da trama. O anúncio foi feito pelo Twitter oficial da plataforma de streaming.

O episódio modificado foi o que mostrava em detalhes como Hannah havia se suicidado. Mais do que focar em como o bullying na escola somado à exclusão social – e, no caso dela, abuso sexual – podem fazer com que a pessoa tire a própria vida, a cena era como um passo a passo de como suicidar-se. As imagens traziam desde o momento que a personagem de Katherine sai para pegar as lâminas na loja da família, até o instante em que ela corta os pulsos, sangrando até morrer.

Só que a partir de agora, a cena está oficialmente fora da produção e o motivo é exatamente a preocupação de como a série poderia ser um incentivo ao suicídio. “Nós ouvimos de muitos jovens que a série ’13 Reasons Why’ os encorajou a conversar sobre seus problemas como depressão e suicídio, além de pedir por ajuda – muitas vezes pela primeira vez. Como nós estamos nos preparando para lançar a terceira temporada neste verão [Nos Estados Unidos], temos sido conscientes sobre o debate em torno do show. Portanto, de acordo com a orientação de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, chefe da Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores de ’13 Reasons Why’, editar a cena em que Hannah Baker tira sua própria vida na 1ª temporada”.

Para conferir a modificação, basta dar o play no último episódio da primeira temporada, pois a cena já aparece diferente. Até mesmo o trecho em que Hannah pega as lâminas na loja foi deletada – o que faz com que o espectador não fique sabendo como a personagem morreu. E, em vez da cena mais chocante da série, a que mostra detalhes do suicídio, o que vemos é apenas Hannah se olhando no espelho, Clay dizendo ao diretor do colégio que ela morreu sozinha, e, logo após, o momento em que a mãe da garota abre a porta do banheiro e encontra a filha sem vida. 

Segundo o The Hollywood Reporter, além de fazer a alteração, a Netflix também se compromete a monitorar vídeos piratas que mostrem a antiga cena, para que eles sejam retirados da web.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.