Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mais da metade dos LGBTQIAs já foi agredida por familiares, diz pesquisa

Números apontam que 6 em cada 10 pessoas do público LGBTQIAPN+ sofrem com atitudes de parentes

Por Da Redação
28 jun 2024, 13h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • lb
    Mês do Orgulho (Foto: MarijaRadovic/ThinkStock)

    Seis em cada dez pessoas do público LGBTQIAPN+ são agredidas verbalmente ou fisicamente pelos próprios parentes, segundo a pesquisa divulgada pela organização Gênero e Número, realizada com apoio da Fundação Ford. 

    De acordo com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), no Brasil cerca de 20 milhões de pessoas (10% da população) se identificam como pessoas LGBTQIAPN+. Fazendo a conta, é como se 12 milhões de pessoas passassem por isso com os familiares.

    Os números não são diferentes do levantamento “Violências LGBTQIAPN+ na cidade de São Paulo, divulgado em maio pelo Instituto Pólis, que constatou que os registros de violência contra a população LGBTQIA+ nos serviços de saúde municipais cresceram 970% entre 2015 e 2023, e que, de cada dez agressões LGBTfóbicas, seis foram feitas por familiares ou pessoas conhecidas das vítimas. Quase metade (49%) de todas as ocorrências foram dentro de casa.

    Desde 2019, a homofobia é criminalizada no Brasil, estando atrelada à Lei de Racismo (7716/89), que prevê crimes de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero ou preconceito por “raça, cor, etnia, religião e procedência nacional”.

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Continua após a publicidade

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Acompanhe o nosso Whatsapp

    Continua após a publicidade

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.