Em tempos de quarentena e coronavírus, toda a família deve ficar em casa. As crianças, principalmente, têm muito tempo livre devido a suspensão das aulas. Por isso, enquanto os adultos trabalham de home office, é preciso manter os pequenos entretidos.
Além dos desenhos e filmes animados nas televisões, uma opção muito legal, divertida e interativa são as lives com histórinhas infantis! Como assim? Vamos te explicar!
Algumas contadoras de histórias estão usando seus perfis no Instagram para fazer vídeos ao vivo contando histórias infantis para as crianças, para divertir, educar e informar, não só sobre as medidas preventivas recomendadas para o atual momento, mas também sobre outras questões da vida. É diversão garantida para toda a criançada!
Em diferentes horários, as contadoras se organizam para que o pequeno tenha várias opções de histórias e entretenimento ao longo do dia. “Esse movimento se deu de forma muito espontânea e genuína”, conta Emília Nuñez, uma das contadoras e dona do perfil @maequele, no Instagram, a CLAUDIA.
“É muito bacana ver a união das contadoras e das escritoras, no sentido de realmente fazer, nesse momento, algo por essas famílias que têm criança em casa. Quem tem sabe o quão importante é ter por 20 ou 30 minutos o filho entretido em conteúdo de qualidade. É um trabalho coletivo”, completa.
A contação de histórias, ainda, serve como uma forma para as famílias enfrentarem o momento de isolamento e insegurança de maneira lúdica e divertida.
“Muitas vezes os adultos estão vivendo esse momento de tensão, então acho que é muito importante ter esse momento de contação de histórias, de ouvir histórias, de se conectar a algo lúdico, de encontrar nas histórias fios de esperança, fios de diversão, fios de união entre a família”, afirma. “É uma forma de saber que mesmo estando nesses momentos isolados, não estamos sozinhos.”
A equipe de CLAUDIA selecionou alguns perfis de contadoras de histórias para você seguir e apresentar para seu filho. Confira:
Fafá conta (@fafaconta)
Flávia é atriz e contadora de histórias de Curitiba, Paraná. Conhecida como Fafá Conta, além do perfil no Instagram (@fafaconta), ela também tem um canal no YouTube com o mesmo nome, onde também conta histórias infantis a cada quinze dias.
Suas lives acontecem às 10h30 nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nas terças e quintas, o horário do encontro virtual é às 16h30.
Emília Nuñez (@maequele)
Emília, que já apresentamos no início desta matéria, é escritora de livros infantis e dedica um pouco do seu tempo para contar histórias para a criançada. Narrando de maneira fofa e divertida, ela interage com o público durante suas lives, que acontecem diariamente às 11h.
Carol Levy (@carollevy)
Carol, além de contadora de histórias, é cantora e usa o seu talento para divertir ainda mais as crianças. Assim como Fafá Conta, ela tem um canal no YouTube onde conta as historinhas.
No Instagram (@carollevy), a contação começa todos os dias às 11h30. Às 20h, Carol também faz encontros com a #LiveParaDormir, contando historinhas para a hora da criança dormir. Muita fofura!
Marina Bastos (@marinabastoshistorias)
Atuando há 16 anos no teatro, Marina aproveitou sua experiência para levar o lúdico ao contar histórias para crianças. Além do Instagram (@marinabastoshistorias), a atriz tem um canal no YouTube e ministra workshops e cursos de storytelling (contação de histórias).
Camila Genaro (@camila.genaro)
Camila Genaro promete deixar a tarde do seu filhote bem divertida. Todos os dias às 15h, a contadora de histórias entra ao vivo em seu perfil no Instagram (@camila.genaro).
Suas histórias também estão disponíveis em formato de podcast, o “Cardápio de Histórias“, no Spotify. Se perder uma live, ainda dá para correr para a plataforma e ouvir a qualquer hora do dia.
Mariane Bigio (@marianebigio)
A pernambucana Mariane Bigio, além de contadora de histórias, é escritora e apresenta, ao lado da irmã, Milla Bigio, o Cordel Animado, espetáculo de histórias em cordel para crianças. A dupla ainda têm um canal no YouTube com as histórias.
No Instag’ram, (@marianebigio) as lives acontecem diariamente às 18h.
Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas