Coletivo feminista muda a paisagem da Índia, Paquistão e Nepal
Criado em 2012 pela artista Shilo Shiv Suleman, o The Fearless usa a arte para abordar questões de gênero pelos muros
O ano de 2015 foi muito importante para o feminismo. Graças à internet, nunca antes na história deste País o termo foi tão usado e, mais importante do que isso, dialogado – para quem ainda não sabe muito bem o que significa, assiste esse vídeo d’A Gorda e O Gay que é bem explicadinho!
Mas a gente sabe que a realidade ao redor do mundo não é tão bonita assim. Em alguns lugares as mulheres sofrem menos com o machismo, enquanto em outros…
Pensando em mudar o panorama em países conservadores, em 2012, a artista Shilo Shiv Suleman criou o coletivo The Fearless, onde mais de 400 artistas espalhados pela Índia, Paquistão e Nepal desvendam histórias de gênero e sexualidade da população local e, junto com essas pessoas, contam elas através dos muros da cidade.
Além de contar uma história, a pintura busca colocar mulheres em situações proibidas naqueles locais, como um jogo de cartas, andar de bicicleta ou estudar, por exemplo.
Frases de empoderamento e amor próprio também fazem parte das intervenções.
“Eu sou minha própria heroína.”
“Destemidamente abundante.”
“Conte-me, meu amor, o que você viu hoje?”
Quem quiser comprar alguma arte específica para apoia o projeto pode entrar neste site – e ficar em dúvida entre tanta coisa linda!