Prepare sucos com verduras e frutas, que ajudam na eliminação das toxinas
Foto: Getty Images
Ninguém merece ter uma barriga saliente e pneuzinhos em volta da cintura, né? Mas resolver esse problema só depende de iniciativa e força de vontade. “Quem decide consumir alimentos que auxiliam na queima da gordura abdominal emagrece mais fácil”, sugere a nutricionista Roseli Rossi. Veja outras dicas e afine já!
1. “Troque o pão francês, o arroz branco e o macarrão pelos integrais, que ajudam a diminuir a gordura abdominal”, ensina a nutricionista.
2. Consuma iogurtes, que mantêm a flora intestinal saudável e o intestino funcionando bem.
3. Invista em ingredientes anti-inflamatórios, que previnem o acúmulo de gordura na região da barriga, como gengibre, pimenta vermelha, chá verde e peixes.
4. Coma frutas (com casca é melhor). Ricas em água e fibras, são essenciais para o intestino funcionar bem.
5. Acrescente verduras – cruas e refogadas – ao seu cardápio.
6. Prepare sucos com verduras e frutas, que ajudam na eliminação das toxinas. Bons ingredientes são hortelã, agrião, espinafre, couve, laranja, abacaxi e melão.
7. “Consuma linhaça. Ela faz uma faxina no organismo, e isso ajuda a emagrecer”, explica Roseli.
8. Tome bastante água, para hidratar o bolo fecal e facilitar a ida ao banheiro. Ela ajuda a eliminar as toxinas pela urina e pelas fezes. E evita o inchaço.
9. Evite água com gás e todos os tipos de refrigerantes. Eles alteram a mucosa intestinal, causam desequilíbrio da flora e estufam a barriga.
10. Fuja dos doces, pães e biscoitos feitos com farinha branca. Eles têm alto índice glicêmico, que aumenta a gordura acumulada na região da barriga.
11. Se puder, evite carne vermelha. Ela leva mais tempo para ser digerida e, por isso, favorece a prisão de ventre e a formação de gases.
12. Corte alimentos embutidos – como salsicha, linguiça, salame e mortadela – do seu cardápio. Eles contêm muito sódio, que provoca ou aumenta a retenção de líquidos e o inchaço.
13. Mastigue bem os alimentos até virarem uma pasta. Assim, a digestão fica mais fácil e você evita o acúmulo de gases.
14. Evite qualquer tipo de bebida durante as refeições. “O ideal é tomá-las uma hora antes ou depois do almoço ou jantar. Ao ingerir qualquer líquido na alimentação, o estômago se dilata”, explica Roseli.
15. Mexa-se. Se você trabalha grande parte do dia sentada e não tem tempo para fazer uma atividade física, tente ficar de pé durante 10 minutos a cada uma hora. E mantenha a barriga para dentro!
16. Atenção à postura! Ombros curvados à frente deixam a barriga flácida e saliente. Endireite-se!
17. Reduza o seu nível de estresse. Ele aumenta a produção de cortisol (o hormônio que estimula enzimas responsáveis pelo acúmulo de gordura no abdômen). Para relaxar, consuma alimentos que diminuam sua ação no organismo (chá verde, por exemplo); intercale as refeições de três em três horas e procure fazer uma atividade física que lhe dê prazer.
O cardápio “seca-barriga”
Com 1.200 calorias por dia é perfeitamente possível perder cerca de 3 kg em 1 mês, sem passar fome!
Café da manhã
· 1 xícara (chá) de leite desnatado + 2 fatias de pão integral light com margarina ou requeijão light + 1 fatia fina e pequena de queijo branco light ou peito de peru light + 1 fatia de papaia com ½ colher de farinha de linhaça
Lanche
· 1 pera ou ½ xícara de salada de frutas ou 1 maçã
Almoço
· Salada de folhas à vontade + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de feijão ou lentilha + 1 filé de frango ou 1 filé de peixe grelhado ou 1 coxa de frango assada + 2 colheres (sopa) de escarola ou espinafre ou couve refogada
Lanche
· ½ pote de iogurte natural desnatado ou 1 fatia de abacaxi ou de melão
Jantar
· Escolha entre uma das opções do almoço
Ceia
· 1 xícara de chá verde