Estudo publicado no periódico American Journal of Industrial Medicine afirma: pessoas que se alongam por 15 minutos no trabalho são mais produtivas
Foto: Getty Images
Para não ficar dolorida depois do treino ou se machucar enquanto pratica os exercícios, é indispensável fazer alongamento. “Ele aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos, melhorando a saúde das articulações. Também corrige a postura, deixando o corpo mais longelíneo”, explica Giu Bergamos, professora do Studio Criah Movimento (SP), que criou esta série superfácil. Preparada?
Passo a passo
Ilustração: Luda Lima
1. Deitada de bruços, dobre os cotovelos e apoie as mãos no chão. inspire e eleve o tronco, flexionando a lombar. Deixe as pernas esticadas. fique na posição por 15 segundos. faça três séries de cinco repetições.
2. Deitada de costas, joelhos flexionados e pés no chão. Levante o quadril lentamente até apoiar o corpo nos ombros. inspire e segure a posição por segundos. Volte ao início devagar.
3. Deitada de costas, joelhos flexionados, levante somente a perna direita. entrelace as mãos atrás da coxa e, ao expirar, leve o tronco em direção à perna e vá “escalando” até alcançar o tornozelo. inspire e expire algumas vezes nessa posição. repita com a outra perna.
4. sentada, coluna reta, pernas abertas e esticadas, calcanhares no solo. abra bem os braços e, expirando, gire o tronco para a direita até a mão esquerda alcançar o pé direito. segure a posição por alguns segundos e volte ao início. repita com o outro lado.