Alongue-se e ganhe flexibilidade
Foto: Schutterstock
Alongar o corpo é importante antes e depois de praticar exercícios, para não provocar distensões ou dores, assim como durante o dia, para garantir flexibilidade.
A professora Marta Magane, da Bio Ritmo (SP), indica movimentos que devem ser feitos em três séries de 30 segundos cada um. Vamos lá?
Ilustração: Luda Lima
1. Sentada na beirada da cadeira, coluna reta, pés apoiados no chão, mãos sobre as coxas. Leve a cabeça para o lado direito, puxando-a com a mão direita, de modo que você sinta o músculo do pescoço alongar. Faça o mesmo movimento para o outro lado.
Bom para: músculos laterais do pescoço e ombros.
2. Sentada, coluna reta, pés apoiados no chão. Cruze a perna esquerda sobre a direita, apoiando o tornozelo esquerdo no joelho direito. Desça o tronco em direção às pernas. Faça o mesmo com o outro lado.
Bom para: lombar e parte lateral do quadril (alivia a dor ciática).
Ilustração: Luda Lima
3. Deitada, pernas flexionadas, pés paralelos e afastados sem ultrapassar a linha da cintura. Passe uma toalha pela sola do pé esquerdo e estique a perna. Repita com o outro lado.
Bom para: parte posterior da perna.
Ilustração: Luda Lima
4. Deitada, costas e quadril apoiados no chão, pernas flexionadas. Abrace as pernas por baixo dos joelhos e puxe-as, o máximo que conseguir, em direção ao tronco, sem tirar as costas do chão.
Bom para: região lombar.