Sandra mede 1,65m e foi dos 98 kg para os 63 kg
Foto: Lis Catenaci / Arquivo Pessoal
“Ganhei 15 kg depois que tive meu segundo filho, Bruno, que hoje tem 5 anos. Durante a gravidez, aluguei um espaço para abrir uma lanchonete perto de casa e ajudar meu marido nas despesas. Lá, eu vendia hambúrgueres e sorvetes.
O lado bom é que pude garantir uma vida financeira mais confortável para minha família. Mas ficar à frente de um negócio é uma responsabilidade enorme. Eu precisava estar ligada para atender vários clientes de uma só vez e ser rápida para preparar os lanches e sorvetes a tempo. Isso sem falar que todo fim de mês tinha que prestar muita atenção ao pagar fornecedores e outras despesas… Parece muito? Fora isso, ainda precisava conciliar tudo com a rotina de mãe de um bebê recém-nascido. Havia dias em que eu deixava minha mãe no atendimento da lanchonete e saía correndo para dar de mamar ao meu filho em casa. Voltava dez minutos depois para o atendimento. Uma correria só!
Aos 30, eu parecia uma senhora de idade
Ter que lidar com tudo isso ao mesmo tempo me deixou ansiosa. E, sem noção do que se passava comigo, descontava no que estava mais próximo: a comida. Quando fazia uma banana split ou um cheese-salada para um cliente, sentia vontade de fazer um prato igual para mim. Passei a comer essas besteiras e logo cheguei aos 98 kg!
Mesmo sendo uma mulher jovem, de 30 anos, lidava com problemas de pessoas velhas. Minhas pernas doíam quando eu passava mais de uma hora em pé na lanchonete. Sentia tonturas e falta de ar. Odiava ser gorda, mas a comida era minha muleta. Por isso, me espelhava na minha cunhada Cris, que havia perdido 30 kg com uma cirurgia de redução de estômago. Mas ela mantinha um estranho hábito: toda hora se trancava no banheiro. Quando pedi a Cris uma opinião sobre a cirurgia, porque também queria fazer, ela abriu o jogo. O resultado nela foi desastroso: ela não havia aprendido a comer direito e toda hora ia ao banheiro para botar para fora o que tinha comido a mais do que seu corpo suportava. Minha cunhada estava tão nervosa quanto eu e me recomendou aprender a comer direito para emagrecer.
Aí, lembrei de uma tia que frequentava um grupo de ajuda chamado Amigos do Peso. Lá, os participantes aprendem que dá para vencer a ansiedade com alimentos naturais que tiram a vontade de comer besteira. Comecei a frequentar o grupo em novembro de 2009.
Sandra ficou linda e saiu na capa da revista SOUMAISEU
Foto: Reprodução Revista SOUMAISEU
Tomo o suco na hora do desespero
Passei a segurar a tentação de comer os lanches que fazia com um suco que aprendi no grupo. Ele leva couve-manteiga e pepino, duas verduras aliadas da perda de peso porque melhoram o humor e ajudam o corpo a liberar toxinas. Além delas, o suco leva limão, uma fruta que melhora a digestão dos alimentos e acaba com a fome. Preparava o suco todos os dias, por volta das 15 h, quando os problemas na lanchonete – e a vontade de comer – começavam a aparecer. Quando batia a fome, eu tomava o suco. Ele também me deu disposição para começar a caminhar uma hora por dia nas ruas ao redor do bairro.
Graças a essa combinação, perdi 2 kg por semana nos primeiros três meses. Depois, passou para 1,5 kg, mas nunca engordei durante a dieta. Isso me deu forças para seguir adiante até alcançar minha meta, de 65 kg, que atingi em 11 meses. Então, me dei a liberdade de voltar a comer um pedaço de pizza ou de lanche de vez em quando. Depois, eu compensava e reduzia a porção do prato. Com o suco, isso era possível sem dramas, porque eu simplesmente não tinha mais a fome exagerada de antes. Hoje, quase dois anos depois, meu peso está controlado em 63 kg. Virei um exemplo na família e entre meus clientes: ensino para todos a receita do suco antiansiedade. Sou a prova de que dá para emagrecer com saúde e sem remédios ou cirurgias!”
Por que o suco da Sandra acalma
Ele combate a ansiedade porque leva couve. A verdura reforça a capa de mucosa que reveste o interior do estômago, o que causa maior sensação de saciedade. “Quanto mais espessa for essa camada, mais lenta é a digestão e menor é a vontade de comer por gula”, explica a nutricionista Fernanda Machado. A couve também melhora o fluxo do intestino e aumenta o tempo de digestão dos alimentos, o que intensifica a sensação de saciedade. O efeito emagrecedor do suco é reforçado pelo pepino, que reduz a retenção de líquidos e elimina toxinas do corpo.
O suco antiansiedade de Sandra leva limão, couve-manteiga e pepino
Foto: Getty Images
A receita do meu suco
Ingredientes
· 1 litro de água gelada
· Caldo de 1 limão-taiti
· 3 folhas de couve-manteiga
· ½ pepino caipira
· 2 gotas de adoçante
Modo de fazer
Lave e pique as folhas de couve e o pepino. Jogue-os no liquidificador e bata com água até ficar uma solução homogênea. Adoce em seguida. Dá para guardar na geladeira por um dia.
Aprenda a fazer outros 3 sucos relaxantes
Tomar litros de suco é uma estratégia eficiente para vencer a ansiedade e seguir adiante na dieta. “Além de terem poucas calorias, eles hidratam e enchem o corpo de nutrientes”, explica a especialista Fernanda Machado. Além da couve e do pepino, Fernanda e a nutricionista Roseli Ninomiya recomendam investir em sucos com maracujá, camomila e abacaxi, que melhoram o humor e garantem mais tranquilidade. Veja as receitas:
1. Durma bem – Suco com maracujá
Ingredientes
· Polpa de 1 maracujá inteiro
· 1 litro de água mineral
· 1 rodela de abacaxi
· Raspas da casca de 1 laranja
Modo de fazer
Bata no liquidificador a polpa, a água e o abacaxi. Coe e sirva com as raspas de laranja.
2. Antiestresse – Suco com camomila
Ingredientes
· 1 xícara (200 ml) de chá de camomila
· ½ limão
· 1 maçã inteira
Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador. Coe e sirva gelado ou quente.
3. Acalma e Tira celulite – Suco com abacaxi
Ingredientes
· 3 jilós maduros
· Cascas de 1 abacaxi
· ½ limão-galego
· 1 maçã verde
· ½ mamão papaia
· 1 fatia grossa de melão
Modo de fazer
Cozinhe os jilós com 250 ml de água e bata no liquidificador (com a água). Coe e deixe esfriar. Depois, cozinhe esse líquido com cascas de abacaxi bem lavadas por dez minutos. Retire as cascas e bata o líquido no liquidificador novamente com o resto dos ingredientes. Beba até 1 litro dele ao longo do dia.
Conheça o cardápio seguido por Sandra