10 chás de ervas para turbinar a dieta e ajudar a eliminar gordura
Selecionamos as ervas mais eficientes quando o assunto é dieta. Os chás feitos a partir dessas plantas vão turbinar o emagrecimento e ajudar a dar um fim de vez às gordurinhas.
O chá de canela e gengibre, além de acelerar o metabolismo, é bom para dar disposição.
Foto: nensuria/Thinkstock/Getty Images
1. Hibisco para desinchar
Efeito
Reduz a gordura e a retenção de líquidos. Combate os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce.
Como consumir
4 vezes ao dia, entre as refeições. É vendido na versão desidratada, em lojas do ramo, ou sachê, em supermercados. Ferva 1 litro de água e coloque 1 col. (sopa) de hibisco. Ferva por mais cinco minutos, coe e tome.
2. Cavalinha para desintoxicar
Efeito
Essa erva atua diretamente nas inflamações, exterminando os nódulos de celulite. Isso porque a cavalinha ativa a circulação sanguínea, acelera o metabolismo e é desintoxicante.
Como consumir
Para obter o efeito terapêutico do chá, ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e beba 3 ou 4 copos por dia. Tome quente, morno ou gelado, sem açúcar nem adoçante.
3. Dente-de-leão para diminuir a retenção de líquido
Efeito
Tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquido. Também melhora o funcionamento do intestino.
Como consumir
De 3 a 4 copos por dia, meio copo antes de cada uma das refeições principais. No final do dia, o dente-de-leão prolonga a sensação de saciedade, combatendo a fome noturna. Ferva 2 copos de água e, quando estiver em ebulição, adicione um punhado de dente-de-leão. Deixe em fogo brando por cinco minutos, coe e beba ainda quente.
4. Chá verde para melhorar a digestão
Efeito
É um dos mais usados no combate à má digestão. Serve também como desintoxicante natural e ajuda a aliviar a retenção de líquidos.
Como consumir
O melhor efeito é conseguido com o consumo de 6 xícaras por dia. Tome o chá em jejum, nos lanches da manhã e da tarde, meia hora antes do almoço e do jantar e ao se deitar. Use 2 colheres (sopa) do chá para 1 litro de água.
5. Canela com gengibre para acelerar o metabolismo
Efeito
Os dois são alimentos termogênicos – ou seja, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias. Esse chá dá energia e melhora a disposição para enfrentar o dia!
Como consumir
No inverno, tome o chá bem quentinho; no verão, bata com pedras de gelo. Você vai precisar de 5 litros de água, 1 pau de canela e 2 rodelas de raiz de gengibre. Ferva a água, coloque a canela e o gengibre, deixe por mais uns minutinhos e sirva.
6. Oliveira para diminuir a gordura abdominal
Efeito
Age nas gordurinhas que insistem em aparecer na região da barriga.
Como consumir
Beba 3 ou 4 xícaras por dia. Se for combinado a uma alimentação correta, esse chá garante a perda de até 10% da circunferência do abdômen. Valem três dicas de ouro: não adoce, faça um chá fresco a cada dia e varie o sabor adicionando algumas folhas de hortelã ou cascas de abacaxi. Esses alimentos mudam o sabor, mas não alteram os benefícios.
7. Centelha asiática para melhor a celulite
Efeito
Combate a celulite.
Como consumir
É vendido em cápsulas e também em ervas. Os especialistas dizem que a infusão é o método mais eficaz.
8. Erva-doce para manter a ansiedade sob controle
Efeito
Ótima para controlar a ansiedade e o estresse e comer menos!
Como consumir
Consuma várias vezes ao dia, antes ou depois das refeições.
9. Chá das 30 ervas para reduzir medidas
Efeito
Ajuda a perder líquidos.
Como consumir
A mistura é encontrada pronta em lojas de produtos naturais. Coloque 3 colheres (sopa) em 1 litro de água fervente, deixe em infusão por cinco minutos e beba quente, morno ou frio.
10. Carqueja para turbinar a dieta
Efeito
Dá uma turbinada na dieta, mandando embora as toxinas. É indicado para quem tem colesterol alto.
Como consumir
Adicione 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água fervente. Abafe por alguns minutos, coe e beba sem adoçar.