Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

5 projetos de cama baixa para transformar o quarto

Solução é ideal para quem gosta de um ambiente harmônico e minimalista

Por Beatriz Lourenço
22 fev 2025, 06h15
O projeto Rawi Arquitetura traz praticidade e combina com elementos da casa
O projeto Rawi Arquitetura traz praticidade e combina com elementos da casa (Rafael Renzo/Divulgação)
Continua após publicidade

Se você é do time das camas baixas, saiba que essa pode ser uma solução que muda completamente o quarto! Inspirada no estilo japonês, a escolha valoriza um design minimalista e integra o móvel ao espaço de forma harmoniosa – eliminando barreiras visuais.

Além disso, a proximidade com o chão pode criar a impressão de um pé-direito mais alto, tornando o cômodo mais arejado e acolhedor. Para escolher essa proposta, pense na escolha dos materiais, na textura da base e nos elementos decorativos que complementam a composição. Abaixo, confira cinco projetos para se inspirar:

Fundo falso para cama complementar

Neste quarto de hóspedes os arquitetos optaram por uma cama com base baixa de madeira. Acontece que ela é composta de um fundo falso que abriga um outro colchão para acomodar visitas.

Neste projeto do Projeto BMA Studio, a cama tem um fundo falso que acopla uma bicama
Neste projeto do Projeto BMA Studio, a cama tem um fundo falso que acopla uma bicama (Guilherme Pucci/Divulgação)

No quarto infantil

No quartinho do Dante, de apenas 4 anos, o arquiteto Bruno Moraes criou uma cama baixa a fim de proporcionar acessibilidade. Além de segura e prática, a proposta faz com que ele possa ter tudo a mão – como o interruptor próximo da cama. As grades complementares evitam que ele caia enquanto dorme e, para trazer elementos divertidos para perto, há um espaço de livros e um tapete para brincadeiras.

Neste projeto do BMA Studio, a cama tem a função de trazer praticidade para uma criança de 4 anos
Neste projeto do BMA Studio, a cama tem a função de trazer praticidade para uma criança de 4 anos (Guilherme Pucci/Divulgação)
Continua após a publicidade

Com cabeceira estofada

Para criar um ambiente acolhedor, a cama conta com uma parede de cabeceira de travertino em formato orgânico, trazendo um toque natural e sofisticado. A base rebaixada feita de marcenaria, junto das mesas de cabeceira, é de MDF revestida em folha de madeira jequitibá. Os detalhes de muxarabi se conectam com elementos da área social.

O projeto Rawi Arquitetura traz praticidade e combina com elementos da casa
O projeto Rawi Arquitetura traz praticidade e combina com elementos da casa (Rafael Renzo/Divulgação)

Minimalista

O minimalismo é o que norteia esse projeto. A cama de aparência rebaixada acrescenta um visual moderno e aconchegante. A atenção vai para o quadro colorido que toma a maior proporção do quarto.

No projeto da Rawi Arquitetura, a cama de aparência rebaixada acrescenta um visual moderno e aconchegante para a decoração
No projeto da Rawi Arquitetura, a cama de aparência rebaixada acrescenta um visual moderno e aconchegante para a decoração (Juliana Deeke/Divulgação)
Continua após a publicidade

Com closet

A arquiteta Cristiane Schiavoni pensou em uma cama que coubesse em uma área reduzida por conta do closet. A porta foi discretamente integrada ao painel ripado e, para manter a sensação de amplitude, a profissional escolheu um móvel que proporcionasse um ambiente mais leve e arejado.

A arquiteta Cristiane Schiavoni usou a cama baixa como solução para o espaço reduzido
A arquiteta Cristiane Schiavoni usou a cama baixa como solução para o espaço reduzido (Carlos Piratininga/Divulgação)

 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.