Decoração de inverno: 5 truques práticos para aquecer o lar
Especialistas indicam cinco soluções sofisticadas para deixar seu lar ainda mais acolhedor durante os dias frios

No inverno, nossa casa se torna um refúgio desejado, onde o aconchego nos protege das temperaturas geladas. No entanto, nem sempre a decoração está pronta para transmitir essa sensação acolhedora aos moradores.
Por isso, o frio é o momento ideal para incorporar elementos que aquecem nossos sentidos: pense em tecidos macios, cores quentes, iluminação suave ou texturas naturais.
Com isso em mente, conversamos com a especialista em design de interiores, Rose Chaves, e com o arquiteto e analista de curadoria da Homedock, Wendel Matheus. Eles nos sugeriram 5 formas de transformar o ambiente para as estações frias, sem grandes reformas ou investimentos. Confira:
1. Mantas e almofadas

Valorizar e, ao mesmo tempo, trazer aconchego ao ambiente pode ser mais difícil do que aparenta. Mas as mantas, preferencialmente aquelas em tecidos como lã, tricô ou plush, cumprem essa função com facilidade.
Para isso, deixá-las sempre à mão, sobre o sofá, cama ou em sua poltrona preferida, pode facilitar o uso no dia a dia. As almofadas também funcionam bem quando misturadas em diferentes tamanhos e texturas, como veludo, bouclé e linho, trazendo uma profundidade visual que torna o espaço ainda mais receptivo.
2. Tapetes e cortinas densas

Os tapetes ganham protagonismo no inverno, uma vez que funcionam como verdadeiros aliados quando o assunto é isolamento térmico. Em casas com piso frio, como porcelanato ou cerâmica, se tornam indispensáveis para manter tudo quentinho. Wendel indica seu uso para cobrir áreas de circulação intensa, como corredores, laterais da cama ou espaços de convivência.
Já as cortinas com tecidos mais densos, como linho misto ou veludo, ajudam a bloquear o vento e a deixar o espaço mais confortável e bonito. Para Rose, as cores neutras são mais adeptas a essa época do ano.
3. Iluminação

A iluminação indireta, com luminárias de mesa, arandelas ou abajures, cria uma luz mais difusa, o que deixa tudo mais favorável ao relaxamento. As lâmpadas de cor quente também funcionam bem nessa época do ano, já que naturalmente causam uma sensação de acolhimento. Uma opção mais econômica são as velas aromáticas, que decoram, perfumam e transmitem conforto e simplicidade.
4. Faça o bom uso dos objetos

Seja por meio de uma cama com roupas de cama macias e neutras, um cesto com mantas, pontos de luz bem pensados ou até objetos afetivos, como fotos ou itens de viagem, são os pequenos detalhes que nos ajudam a desacelerar para tornar o momento de aproveitar o frio mais confortável. “A ideia é que a casa conte histórias e acolha os moradores.”, explica Wendel.

5. Amplie o conforto térmico

A arquiteta Rose propôs também soluções que vão além do simples, para quem quer adaptar a casa para o inverno de todos os anos:
- Piso aquecido no banheiro: elimina a sensação de frio nos pés e ainda ajuda a evitar umidade e mofo.
- Lareiras elétricas ou a gás: são soluções práticas e charmosas, inclusive em apartamentos.
- Aquecedores portáteis para áreas externas: permitem aproveitar varandas e jardins mesmo nos dias mais frios.
“Estes são investimentos que trazem aconchego real e tornam a casa ainda mais gostosa de viver.”, conclui ela.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.