14 cozinhas pequenas cheias de estilo para se inspirar na decoração
Com soluções inteligentes de marcenaria, cores criativas e iluminação bem planejada, arquitetos mostram que é possível unir funcionalidade e beleza
Cozinhas pequenas exigem criatividade e bom planejamento. Com marcenaria sob medida, escolha de cores estratégicas e truques de iluminação, é possível transformar poucos metros em ambientes funcionais, organizados e cheios de charme na decoração.
Reunimos 14 projetos de cozinhas compactas que provam que o tamanho não limita o estilo. Assinados por diferentes escritórios e profissionais, eles trazem soluções inspiradoras de bancadas multifuncionais a divisórias inteligentes para quem busca uma cozinha prática, moderna e com personalidade.
1. Neste apartamento, o arquiteto Pablo Padin repensou a cozinha por completo. Mexeu em paredes para adicionar duas bancadas opostas e ampliar o espaço de circulação. Os armários, da SCA Jardim Europa, contam com gavetas almofadadas, trazendo um ar clássico sutil, mas, ao mesmo tempo, revelam uma cor bem contemporânea e atual, o azul.
Dica do arquiteto: na produção, invista em potes de tempero, panelas coloridas, tábua e pano de prato. São elementos ideais para ter uma cozinha linda, mas com cara de uso, de dia a dia.
2. Nesse projeto desenvolvido por Sabrina Salles, a cozinha compacta é toda cinza. Os eletrodomésticos de inox combinam com o estilo minimalista do ambiente. A geladeira embutida fica camuflada no painel ripado branco e pode ser uma solução criativa para cozinhas pequenas.
Dica da arquiteta: a iluminação desempenha um papel estratégico. A combinação de luz geral com pontual para as bancadas e prateleiras amplia a percepção de espaço e garante funcionalidade no uso diário. Outro recurso eficiente é a escolha de cores claras e revestimentos com acabamento acetinado ou brilhante, que refletem a iluminação e geram sensação de amplitude.
3. No projeto de interiores desta cobertura de 330 m², a arquiteta Érica Salguero criou uma cozinha com paleta de tons neutros combinados ao azul marinho dos armários. A marcenaria de linhas limpas e os puxadores embutidos reforçam o visual clean e contemporâneo, enquanto a ilha gourmet adiciona praticidade ao dia a dia da família e um toque de requinte ao espaço.
Dica da arquiteta: a otimização começa pelo mobiliário sob medida, que permite aproveitar toda a volumetria, explorando desde gavetas internas até armários em altura total. A marcenaria precisa ser pensada com inteligência: portas de correr, sistemas retráteis e acessórios organizadores são fundamentais para ganhar eficiência sem comprometer a circulação.
4. O projeto de cozinha assinado por Juliana Fabrizzi brinca com diferentes formatos de pastilhas, a mistura de tons com o azul e o vermelho da marcenaria, tudo para criar um visual único para esse espaço compacto.
Dica da arquiteta: uma solução prática e fácil é o uso de portas de vidro canelado ou serigrafado nos armários que permitem leve transparência, reduzem a sensação de volume e acrescentam textura ao projeto. Outra solução é trabalhar com marcenaria em duas tonalidades, armários superiores em cores claras e inferiores em cores mais escuras criam equilíbrio visual e dão leveza à parte superior da cozinha.
5. Este studio de 24 m², assinado pelo VilaVille Arquitetura, ganhou uma cozinha charmosa e compacta, com forno embutido, cooktop de indução com duas bocas, geladeira, um gostoso cantinho do café, prateleiras com temperinhos e plantas. Mesmo em um espaço compartilhado com outros cômodos, a cozinha traz elementos delicados, que tornam o dia a dia mais gracioso.
Dica do escritório: o ganho de espaço se torna possível através da marcenaria inteligente e linear.
6. Com uma marcenaria inteligente, a cozinha, assinada pela arquiteta Mari Milani, traz diferentes compartimentos para organização de itens e utensílios. O ambiente é revestido com ladrilhos em tons de cinza escuro e o balcão com cooktop é o espaço para refeições rápidas. Uma divisória de serralheria preta com vidro boreal separa os ambientes sociais do espaço de serviço. As prateleiras suspensas de serralheria acomodam plantinhas, potinhos de tempero e o que mais for necessário para o preparo das refeições da família.
Dica da arquiteta: aposte na serralheria! Esse é um recurso que ajuda na otimização e na compartimentação dos setores, sendo um ótimo aliado para divisórias e prateleiras.
7. Para o conforto de servir, a cozinha, idealizada pela arquiteta Daniela Funari, está ao lado da sala de jantar, mas provê a possibilidade de ser fechada com as portas de madeira maciça e embutidas que a envolvem. Quando abertas, a ilha, de lâmina calacatta com veios cinza, cumpre a função de bancada de refeições.
Dica da arquiteta: invista em divisória para a cozinha. Para quem busca segmentar os ambientes integrados quando necessário, as portas de correr são ótimas aliadas, oferecendo privacidade e setorizando os espaços, inclusive em cozinhas de pequena dimensão.
8. Apesar de integrada ao restante do apartamento, a cozinha, assinada pelo escritório Rawi Arquitetura + Design, mantém sua identidade visual por meio da marcenaria personalizada e da paleta clara. O desenho que inclui nichos abertos é ideal para o miniforno e os objetos decorativos, enquanto os armários fechados garantem a organização dos demais utensílios.
Dica do escritório: a iluminação de LED embutida na marcenaria facilita a rotina do morador durante o preparo das refeições na bancada.
9. Neste estúdio compacto, assinado pelo escritório LB Interiores, a cozinha era o ambiente mais especial da casa, já que o morador adora cozinhar. A paleta de cores é leve e clara e ajuda a ampliar visualmente o ambiente.
Dica do escritório: a prateleira de temperos tem dupla função, liberar espaço útil da bancada e adicionar uma bossa delicada à composição.
10. Neste projeto compacto e integrado, assinado pelo Futura Estúdio, a composição de cores traz um visual criativo e equilibrado. A cozinha aberta para a área social destaca a decoração que extrapola o funcional e valoriza o cotidiano.
Dica do escritório: pratos nas paredes e livros na prateleira superior reforçam o caráter afetivo do espaço, mostrando como a ambientação pode dialogar com o restante do apê e refletir a rotina de quem vive ali.
11. O Sabará Arquitetura que explora o uso de cores e texturas como protagonistas na decoração. Nesta cozinha, o destaque está nos detalhes sutis, como os armários com vidro canelado que trazem uma transparência difusa que reflete as cores internas sem revelar demais.
Dica do escritório: plantas pendentes acrescentam textura e charme natural ao ambiente.
12. O projeto do Fantato Arquitetura foi pautado em trazer leveza, design e cor. Para isso, o escritório investiu em madeira, acabamentos coloridos, revestimentos neutros e parede e armários que permeiam traços retilíneos e curvos.
Dica do escritório: para uma cozinha bonita o uso de cores traz modernidade. Aposte também em elementos como prateleiras suspensas, além de bonitas, são funcionais para guardar objetos, colocar plantas, livros de receitas e utensílios de cozinhas.
13. A pequena cozinha se limitou a uma parede, onde o Studio 92 Arquitetura projetou uma grande bancada com 75 cm de profundidade, a fim de proporcionar um bom espaço para o preparo de refeições, cocção e área molhada.
Dica do escritório: mesmo em pequeno espaço como este, otimizar os espaços com vários armários e soluções funcionais para o uso diário.
14. Nesta cozinha, projeto da arquiteta Letícia Arcangeli, à frente do escritório Amarelo Rosa Arquitetura, o uso equilibrado das cores cria uma atmosfera alegre e descontraída, sem sobrecarregar o ambiente.
Dica da arquiteta: os detalhes fazem a diferença! Repare nos puxadores de tiras de couro, que adicionam personalidade e leveza ao mobiliário, uma solução elegante que evita volumes e garante fluidez na circulação, perfeita para espaços compactos.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
6 projetos de banheiros com box até o teto para se inspirar
14 cozinhas pequenas cheias de estilo para se inspirar na decoração
Fuja do óbvio: 5 looks sem xadrez para brilhar na Festa Junina







