Conquiste um jardim
Você ama plantas, mas não tem um espaço adequado para elas? Depois de conferir estes pequenos oásis, verá que é possível cultivá-las em qualquer cantinho, dentro ou fora de casa.
SUCULENTAS E CACTOS FORTES E ESCULTURAIS
A história deste lindo jardim de apartamento começou quando a designer de interiores Felicitas Piñeiro, argentina que vive em São Paulo, resgatou um pálete na rua e lhe deu a função de base para um recanto verde sob a janela da sala. A primeira tentativa com as plantas não deu certo. As espécies delicadas morreram por falta de regas quando a designer viajou de férias. Ela buscou, então, os conselhos da especialista Regina Bicchuetti, do São Paulo Garden Club, que sugeriu o cultivo de cactos e suculentas, espécies que pedem pouca água e vivem bem à meia-sombra.
REFÚGIO ENTRE ERVAS E PASSARINHOS
Para tirar melhor proveito do quintal, a arquiteta Luciana Martinez, de São Paulo, optou por um canteiro de ervas suspenso. Cebolinha, alecrim, manjericão, hortelã e tomilho estão plantados nos vasinhos plásticos pendurados no suporte de madeira que ocupa uma faixa da parede. O banco de madeira e o comedouro para passarinhos complementam a área, que convida ao relaxamento. No piso, a pedra goiás, revestimento antiderrapante, acentua a gostosa atmosfera rústica.
ESPAÇO DE SOBRA NO TETO
Imagine criar uma estufa de orquídeas na varanda fechada por painéis de vidro! Pois foi essa a ideia da paisagista Paula Galbi, de São Paulo, que pendurou vasos com falenopses, chuvasde-ouro e cimbídios na estrutura de cumaru, fixada no teto com parafusos especiais para forro de gesso. Ao fundo, o vaso alto acolhe a palmeira camedórea, uma barreira visual para os prédios vizinhos.
FRESCOR ENTRE ESPELHOS
Nesta varanda, a paisagista paulistana Juliana Freitas optou pelo painel vertical feito com placas de fibra de coco e emoldurado por uma antiga viga de peroba que foi fixada na parede e ladeada de espelhos. Ali, estão plantadas espécies como peperômia, aspargopendente e orquídea chuva-de-ouro. Sob o piso, foi instalada uma calha de aço galvanizado com caimento para o ralo, onde ocorre a drenagem das regas, realizadas duas vezes por semana.
RECICLAGEM DE BOAS IDEIAS
Para que jogar fora se é possível reutilizar? Com esse pensamento, o morador da casa em Porto Alegre idealizou este belo suporte para vasos utilizando uma antiga porta de correr e restos de madeira. A peça com formato de uma estante triangular fica presa à parede da área externa para manter a firmeza. Note que a estrutura conta com prateleiras espaçadas e deixa livre a área na base com bromélias plantadas diretamente no canteiro. Um holofote foi instalado na grama para destacar a composição durante a noite.