1. Atrás de portas ripadas
Reparou na estrutura ripada atrás das cadeiras desta varanda? São portas que, quando abertas, descortinam uma lavanderia completa, com tanque, lavadora, armários e varal. Projeto Camila Benegas e Paula Motta, do escritório paulistano Casa 2 Arquitetos.
2. Esconde-esconde
A lavanderia brinca de esconde-esconde – com o banheiro dos fundos promovido a lavabo, foi preciso pensar em como abrir caminho para que as visitas pudessem ir até lá sem atravessar a área de serviço. A solução? Guardar o cômodo dentro de uma porta. O modelo mede 1,17 x 2,45 m (Dipo Marcenaria). Projeto SP Estudio.
3. Marcenaria de correr
No terraço, a parede oposta ao estofado inclui um discreto tanque com torneira. Ali foi feito um aparador que serve de apoio à área de refeições, mas não só: basta fazer correr a bancada sobre um trilho para descobrir que o vão guarda a lavadora de roupas. Projeto Suíte Arquitetos.
4. Camuflagem
Mais do que esconder a lavanderia, a ideia foi camuflar o acesso a ela. De MDF (1,96 x 2,46 m, Marcenaria Sadi), a porta fixa recebeu tinta esmalte preto fosco e, a de correr, adesivo vinílico com plotagem (e-PrintShop). Criadora do projeto, a designer de interiores paulistana Bia Barreto pediu ao marceneiro para que a estrutura tivesse trilhos apenas na parte superior da folha corrediça, o que evitou desníveis ou barreiras no piso, que poderiam atrapalhar a circulação.