Venda de ingressos para show de Bruno Mars no Rio de Janeiro é suspensa
Datas marcadas são vésperas de eleições municipais e a Prefeitura afirma que não é possível garantir a segurança do público
O show de Bruno Mars no Rio de Janeiro, marcado para 5 de outubro no estádio Nilton Santos, o Engenhão, teve a venda de ingressos suspensa. O prefeito Eduardo Paes (PSD) explicou nas redes sociais que o efetivo de segurança da cidade estará voltado para as eleições municipais, que acontecem no dia seguinte, e que a produtora Live Nation foi avisada de que será necessário remanejar tanto esta data quanto a apresentação de 4 de outubro, que já está com ingressos esgotados.
“Informamos à produção do show do artista Bruno Mars no mesmo dia da divulgação da data do dia 4 de outubro para o show no Rio de Janeiro. Mesmo assim eles fizeram a venda de ingressos. A prefeitura do Rio de Janeiro não deu e não dará a autorização para o referido espetáculo na semana das eleições”, escreveu o prefeito no X (antigo Twitter).
O processo eleitoral exige uma mobilização muito grande de servidores para acontecer. Isso se dá principalmente em relação às forças policiais e à Guarda Municipal. Imaginar que vai se fazer qualquer grande evento no Rio de Janeiro (diria até que no Brasil) às vésperas das…
— Eduardo Paes (@eduardopaes) May 8, 2024
No Instagram, Paes deu mais detalhes. “Vocês vão me desculpar a expressão, mas aqui não é casa da mãe Joana, não é terra de ninguém. O Rio tem ordem, tem governo e responsabilidade com a população. Quando comuniquei aos produtores do Bruno Mars que não poderíamos receber o show na data apresentada, deixei claro que era por causa da eleição. O contingente de segurança já estava todo comprometido, porque a eleição é domingo (6), mas o transporte das urnas começa dias antes e precisamos de um contingente maior nas ruas no domingo. A gente tem uma prioridade.”
Ele acredita que o aviso não teria sido levado a sério. “Pelo visto, os produtores se acharam mais importantes que a população do Rio, ou não entenderam, e decidiram bater de frente com o poder público achando que iríamos abaixar a cabeça e acatar uma decisão arbitrária e abusiva. Aqui não vai rolar isso. A gente gosta de festa, de celebrar a vida, de zoar, de receber artistas, mas aqui tem ordem, respeito à lei. Na véspera e antevéspera da eleição, dada as condições, é impossível garantir segurança para que dezenas de milhares de pessoas se desloquem de noite e de madrugada ao Engenhão.”
O prefeito esclarece que, assim como aconteceu no último sábado (4), quando Madonna reuniu 1,6 milhão de pessoas nas areias de Copacabana, a cidade pretende continuar sediando atrações de grande porte.
“O Rio de Janeiro tem todo o prazer, vocação e potencial para receber grandes eventos. É bom para a cidade, é bom para a economia, para a população e para os trabalhadores e empresários também. Deixo aqui meu convite para que o Bruno Mars, nosso Bruninho, venha e faça um, dois, três shows, como já fez outras vezes, mas em outra data, para que tudo ocorra bem. Pode vir, Bruno Mars! Vamos ajeitar essa data”, pede.
No Instagram, a Live Nation anunciou que, “atendendo à solicitação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro”, a pré-venda e venda geral para o segundo show do Bruno Mars na cidade serão postergadas.
“Trabalharemos em estreita colaboração com o gabinete do prefeito para encontrar uma solução para os fãs. Todas as informações de pré-venda e venda serão divulgadas em breve junto com atualizações sobre as datas do evento”, diz o comunicado.
O político diz que quem já adquiriu ingressos para o show do dia 4 receberá acompanhamento para não ficar no prejuízo. “A Prefeitura vai tomar todas as medidas necessárias, atuar junto aos órgãos de defesa do consumidor e das autoridades judiciárias para que os fãs não sejam prejudicado.s”
Além das duas apresentações no Rio de Janeiro, a agenda da turnê de Bruno Mars no Brasil prevê apresentações no estádio do Morumbi, em São Paulo, nos dias 8, 9, 12 e 13 de outubro (os dois primeiros já esgotados) e na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, dias 17 (esgotado) e 18 de outubro.
“As pré-vendas e vendas gerais das datas extras em São Paulo, dias 12 e 13 de outubro e Brasília, dia 18 de outubro, continuarão como previamente anunciado”, esclarece a produtora.