Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tilda Swinton fez o discurso mais inspirador e necessário de Cannes

A atriz foi enfática sobre a importância de apoiar as produções de mulheres no cinema para que elas continuem a acontecer.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 15 jan 2020, 17h50 - Publicado em 17 Maio 2019, 16h49
CANNES, FRANCE - MAY 15: (EDITORS NOTE: Retransmission with alternate crop.) Tilda Swinton attends the photocall for "The Dead Don't Die" during the 72nd annual Cannes Film Festival on May 15, 2019 in Cannes, France. (Photo by Pascal Le Segretain/Getty Images) (Pascal Le Segretain / Staff/Getty Images)
Continua após publicidade

Na última quinta-feira (16), a atriz Tilda Swinton deu uma poderosa declaração durante o  Festival de Cannes 2019. Na coletiva do filme “Os Mortos Não Morrem”, ela falou da presença feminina no cinema.

O que levou o posicionamento importante da atriz foi a pergunta sobre o que ela pensava de apenas quatro filmes dirigidos por mulheres (“Atlantique”, “Little Joe”, “Portrait” e “Sybil”) estarem concorrendo à Palma de Ouro em 2019. A resposta de Tilda foi sobre a importância de reconhecer as produções feitas por figuras femininas e de ir ao cinema para assistir aos filmes dessas mulheres.

“Gostaria de lembrar que as mulheres têm feito filmes há 11 décadas. Há inúmeros filmes [feitos por mulheres] por aí. A pergunta é: por que não ficamos sabendo sobre eles, necessariamente? Uma grande mestre como Kira Muratova, que morreu recentemente, e seu obituário foi deste tamanho [bem pequeno] na maioria dos grandes jornais. Sabemos que os grandes mestres homens, que conhecemos e apreciamos, quando eles morrem ganham edições inteiras. As cineastas mulheres existem. Algumas estão trabalhando em bares, outras ainda estão estudando, outras não conseguem entrar nas escolas [de cinema]. Precisamos começar por aí. Precisamos olhar para o cânone, apreciá-lo, exibi-lo. Precisamos comprar ingressos para ver os filmes dirigidos por mulheres. E assim vamos saber que eles estão entre nós. Não é uma “outra coisa” que temos que encontrar de alguma forma por aí. Tudo isso existe, só precisamos realmente prestar atenção a elas e destacá-las”, enfatizou a atriz. No fim do discurso, Tilda foi aplaudida pelo público que estava ouvindo-a.

Veja também: Brad Pitt e Leonardo DiCaprio estão MUITO GATOS no red carpet em Cannes

View this post on Instagram

Tilda Swinton responde ao questionamento de um jornalista sobre o fato de apenas quatro filmes dirigidos por mulheres estarem disputando a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. Vale lembrar, sempre, que este número baixíssimo é um recorde histórico para o festival. Legendas by @mulhernocinema. #tildaswinton #cannes #cannes2019 #cinema #festivaldecannes #diretoras #mulheres #mulhernocinema

A post shared by Mulher no Cinema (@mulhernocinema) on

No momento dessa fala importante sobre incentivar outras mulheres, Selena Gomez estava do lado da atriz. Ela também faz parte da trama sobre zumbis, interpretando uma das jovens aterrorizadas por eles. Confira o trailer:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.