Refugiadas se unem à artista plástica para realizar obra impressionante
Elas cobriram duas casas inteirinhas com crochê pink! Você vai ficar de queixo caído com o resultado e com a história por trás desse projeto.
Tudo começou quando a artista plástica polonesa Olek foi encarregada de realizar uma instalação inspirada nas casas suíças do século 19. O crochê é sua marca registrada e, por isso, ela resolveu recriar um cômodo típico desse estilo de casa, revestindo-o com diversas peças tramadas à mão. Para viabilizar esse projeto, ela escalou um time de refugiadas sírias e ucranianas.
Só que durante o processo, Olek ouviu as mais tristes histórias sobre o passado de suas ajudantes. Aquelas eram mulheres que viram suas casas serem destruídas por bombas e que precisaram abandonar tudo, a fim de fugir da guerra. “Elas me mostraram fotos de suas casas. Me mostraram fotos do antes e do depois de terem suas casas destruídas”, contou Olek, em estrevista ao site Mashable.
Em meio a essa imersão na vivência das refugiadas, a artista resolveu mudar a proposta da obra: depois de pronta, com tudo bonitinho, ela explodiu a instalação. A ideia era chamar a atenção para o horror em que vivem as vítimas de uma guerra. Chamada de Num Piscar de Olhos, esteve exposta há alguns meses no museu AvestArt, na Suiça.
Porém, essa foi só a primeira etapa do projeto. “Depois de explodir a casa, eu quis criar uma finalização positiva para elas, como o símbolo de um futuro melhor para todos, especialmente para aqueles que precisaram se deslocar contra sua vontade”, explica Olek.
E assim nasceu a ideia de cobrir duas casas inteirinhas com crochê cor-de-rosa! Uma delas fica em Avesta, na Suécia e a outra em Kerava, na Finlândia. A instalação finlandesa tem um significado ainda mais especial, pois a casa utilizada também é uma sobrevivente de guerra. Durante um conflito entre a Finlândia e a antiga União Soviétia, bombas caíram no jardim da residência, mas tanto o espaço e a família que morava lá conseguiram sobreviver.
Ao todo foram mais de 300 metros quadrados de crochê, só na segunda parte do projeto. O resultado é impressionante!
Essa é a casa em Kerava, na Finlândia:
E essa é a que fica em Avesta, na Suécia:
https://www.instagram.com/p/BI2D2D6glBU/
Olha a Olek com a mão na massa:
E a mulherada crochetando:
Agora, uma pausa para apreciar a genialidade desse garoto:
Gente como a gente!