Oscar: qual a origem do nome da premiação?
Há três teorias sobre a origem para chamar a premiação assim; em qual você acredita?

Você já parou para pensar por que a principal premiação do cinema mundial se chama Oscar? Quem escolheu esse nome para a cerimônia que, há 97 edições, chama a atenção do mundo para eleger os melhores filmes produzidos a cada ano?
Desde a primeira edição, em 1929, a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas era chamada de “Academy Award of Merit”. Oscar era até então um apelido, oficializado a partir de 1939. Há três teorias para o surgimento do nome.
“Parece meu tio Oscar”
A hipótese mais aceita, inclusive pela Academia, é que o nome da estatueta surgiu com Margaret Herrick, secretária da instituição na época. Ao ver a estatueta pela primeira vez, ela teria dito que se parecia com seu tio Oscar.
Historiadores contestam essa versão, afirmando que, após pesquisas, não encontraram nenhum tio chamado Oscar na vida de Herrick, apenas um primo com esse nome. Eles questionam ainda a possibilidade de ela ter visto a estatueta de perto, já que, na época, o acesso ao troféu era restrito e não havia transmissão televisiva da cerimônia.
Coisa de colunista
Outra versão sugere que o nome “Oscar” foi popularizado por Sidney Skolsky, colunista do jornal “New York Daily News”, que o utilizou em sua cobertura da cerimônia de 1934. Cinco anos depois, o apelido se tornaria o nome oficial da premiação.
“Fui eu que batizei”
Bette Davis também alegou ter criado o nome, mencionando em seu livro “The Lonely Life” (1962) que a estatueta a lembrava de seu marido, Harmon O. Nelson. No entanto, ela retirou essa afirmação em “Mother Goddam”.
Apesar do uso do nome por décadas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só registrou “Oscar” como sinônimo da premiação em 1975. E então, qual teoria você acha mais plausível?
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.