Enquanto o Oscar 2024 não chega, que tal mergulhar em livros que originaram filmes indicados à edição deste ano? Aqui, separamos obras literárias para todos os gostos: “Assassinos da Lua das Flores”, por exemplo, retrata a investigação acerca do massacre do povo Osage nos Estados Unidos (e como o caso acabou desencadeando a criação do FBI).
Quem adora fantasia, vai gostar de se aventurar pelas páginas de “A Incrível História de Henry Sugar”, conto de Dahl Roald que inspirou a adaptação da Netflix protagonizada por Benedict Cumberbatch. Demais, né?
A seguir, você confere 5 livros adaptados para o cinema que estão indicados ao Oscar 2024:
Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, morte e a origem do FBI
Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, morte e a origem do FBI
“Assassinos da Lua das Flores”, dirigido pelo atemporal Martin Scorsese, é um dos filmes mais indicados nesta edição do Oscar. E para criar o longa, o cineasta se baseou no livro de David Grann sobre o massacre do povo Osage nos Estados Unidos.
Através de quase 400 páginas, a obra aborda a história real da primeira grande investigação acerca do crime. Aliás, foi esta mesma investigação que originou o que viemos a conhecer atualmente como o FBI.
A zona de Interesse
A Zona de Interesse - Capa comum
“A Zona de Interesse”, potente longa de Jonathan Glazer, gira em torno da rotina de uma família alemã que vive ao lado de Auschwitz, o principal campo de concentração da Segunda Guerra Mundial.
Extremamente indigesto, o filme é adaptado do livro homônimo de Martin Amis, que retrata este lugar infernal através do ponto de vista de diferentes personagens. O primeiro é Golo Thomsen, um oficial nazista que deseja a mulher do comandante. Paul Doll, o segundo, é quem decide o destino de todos os judeus. E Szmul, o terceiro, chefia a equipe de prisioneiros que ajudam os nazistas na logística do genocídio.
Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano
Oppenheimer (O livro que deu origem ao filme de Christopher Nolan)
Grande parte da aclamação recebida por “Oppenheimer” de Christopher Nolan deve ser creditada ao seu excelente material de origem. Escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, a biografia do cientista responsável pela criação da bomba atômica chegou a vencer o Pulitzer.
Assim como no filme, o livro aborda desde o período em que Oppenheimer liderou equipes para desenvolver a mortífera arma nuclear, até chegar ao momento em que enfrenta as consequências psicológicas e sociais de sua criação.
A Cor Púrpura
A cor púrpura (Edição especial) - Capa dura
A refilmagem de “A Cor Púrpura” está indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Danielle Brooks). Assim como a primeira versão cinematográfica de Steven Spielberg, ambas são adaptações da icônica obra de Alice Walker.
Ambientada no Sul dos Estados Unidos, a trama narra a trajetória de Celie, mulher negra, pobre e semianalfabeta. Agredida desde a infância, a jovem passa anos de sua vida acumulando experiências traumáticas. Porém, apesar de toda a melancolia presente no enredo, o livro traz uma história sobre mudanças, redenção e a descoberta do amor transformador.
A Incrível História de Henry Sugar e outros contos
A Incrível história de Henry Sugar e outros contos - Capa comum
Indicado a Melhor Curta-Metragem no Oscar 2024, a adaptação do conto de Dahl Roald protagonizada por Benedict Cumberbatch foi um dos maiores acertos da Netflix no ano passado. O livro, destinado a todas as idades, traz a mesma magia e nostalgia que presenciamos na produção do streaming.
Poor Things
Livro Pobres Criaturas - Edição em Inglês
“Pobres Criaturas”, destaque da atual temporada de premiações, é baseado no livro de Alasdair Gray. Nele, acompanhamos a redescoberta do mundo através dos olhos de Bella, mulher “recém-ressuscitada” pelo cientista Godwin Baxter. Infelizmente, ainda não há previsão para o lançamento da edição em português no Brasil. Porém, tendo em vista o sucesso do filme, isso não deve demorar muito. Até lá, é possível encontrar a versão original (em inglês) na Amazon.