Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Entenda o que é Incel, tema abordado na minissérie “Adolescência”, da Netflix

Termo surgido nos anos 1990 ganhou força com as redes sociais; saiba o que significa

Por Da Redação
Atualizado em 26 mar 2025, 20h22 - Publicado em 26 mar 2025, 20h19
Minissérie "Adolescência", da Netflix, aborda temas como os incels
Minissérie "Adolescência", da Netflix, aborda temas como os incels (Divulgação/Netflix)
Continua após publicidade

Adolescência“, minissérie que tem ocupado o posto de conteúdo mais assistido da Netflix nos últimos dias, traz termos que geram curiosidade. Muita gente que assiste à produção inglesa sobre Jamie (Owen Cooper), um garoto de 13 anos acusado de assassinar a facadas uma colega de escola da mesma idade, não está familiarizada ou nunca ouviu falar de Incel, por exemplo. Você sabe o que é?

O que é Incel?

Surgido na década de 1990, o termo Incel vem da abreviação de involuntary celibates (“celibatários involuntários”) e é usado para se referir a pessoas que até desejam estar em uma relação, mas se dizem incapazes de ter um relacionamento ou uma vida sexual ativa. Esse grupo acredita que todas as mulheres sejam oportunistas e interesseiras, culpando-as por seu “fracasso sexual”.

O blog “O projeto de celibato involuntário de Alana” (Alana’s Involuntary Celibacy Project) criado por uma jovem canadense para apoiar pessoas solitárias ou que se sentiam rejeitadas, popularizou-se em 1997,  incentivando que jovens compartilhassem a dificuldade que sentiam em estabelecer relações afetivas.

O protagonista da minissérie
O protagonista da minissérie “Adolescência”, da Netflix, é o estreante Owen Cooper, de 15 anos, que interpreta Jamie, de 13 (Divulgação/Netflix)
Continua após a publicidade

Com a expansão das redes sociais, o conceito se espalhou e revelou diferentes formas de lidar com esse sentimento. Em fóruns na internet, é possível encontrar textos dos incels dizendo que as mulheres só querem dinheiro e aparência, chamando-as de “manipuladoras” e até de “promíscuas”. Há incels que defendem a violência contra mulheres e também contra homens que mantêm relações felizes.

Não demorou para isso resultar em violência. Jake Davison, de 22 anos, que divulgava ideias associadas aos incels em suas redes sociais, por exemplo, matou cinco pessoas no norte da Inglaterra, em 2021.

Continua após a publicidade

Cada um dos quatro episódios de “Adolescência” foi filmado em uma tomada contínua, sem cortes, permitindo acompanhar diferentes momentos pós-crime que vão de um dia a 13 meses. Todos buscam entender o que motivou o crime.

Assista ao trailer de “Adolescência”:

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.