Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Festivais celebram o Dia da Amazônia em oito cidades

Pela primeira vez desde que data foi criada, diferentes eventos culturais acontecerão para conscientizar sobre a necessidade de proteção do bioma

Por Joana Oliveira
3 set 2022, 13h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para celebrar o bioma que abriga a maior biodiversidade do planeta, o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, terá, pela primeira vez desde que a data foi criada (em 2007), uma programação cultural gratuita em oito cidades, neste sábado e domingo, com apresentações de Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, BaianaSystem, e MC Carol, entre outros artistas. Os shows homenagearão a maior floresta tropical do planeta, que é centro das atenções globais tanto pela sua importância no combate à emergência climática, quanto pela necessidade de proteção e preservação da vida de suas populações, além da escalada de desmatamento e queimadas nos últimos anos. De acordo com o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na quinta-feira, a Amazônia registrou 35.513 focos de incêndio em agosto, o maior número para esse mês desde 2010, quando a região teve 45.018 focos de chamas.

    Levantar a bandeira contra essa destruição é o principal objetivo dos Festivais Dia da Amazônia, iniciativa produzida pelas organizações e grupos socioambientais Reocupa, Namaloca, Psica, Negritar, Gira Mundo, Condô Cultural, NOSSAS, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Uma Concertação pela Amazônia, Ja.Ca, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Negritar, Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Movimento Tapajós Vivo (MTV), Terra de Direitos, Maré Cheia, Engajamundo, Mapinguari, LabExperimental, Megafone Ativismo e Utopia Negra, com o apoio de outras dezenas de instituições socioambientais.

    Reverberar a força que vem das matas, ouvir a voz dos povos e fortalecer em coletivo defensores da floresta são eixos que movimentam os Festivais Dia da Amazônia. Nosso objetivo é reunir diversas pessoas, lugares, coletivos com festa, cura e amor”, afirma Deuza Brabo, produtora cultural e coordenadora do coletivo Reocupa. 

    Confira a programação completa em cada cidade:

    Manaus

    Grito Rua pela Amazônia – 4 de setembro

    Belém

    FESTIVAL DE CINEMA DAS PERIFERIAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA
    1ª Edição – Encontro das Águas – 3 de setembro

    Continua após a publicidade

    São Luís

    Re(x)istência Fest II – O Amanhã da Amazônia é Agora – 4 de setembro

    Macapá

    Festival Nossa Amazônia – 4 de setembro

    Santarém

    Festival Maní(Festar) – 10 de setembro

    São Paulo

    Baile na Terra – 3 de setembro

    Rio de Janeiro

    Virada Amazônia de Pé – 4 de setembro

    Belo Horizonte

    Festival Amazônia Serra do Curral – 4 de setembro

    Cinema

    Também em homenagem ao Dia da Amazônia, estreia, em 5 de setembro, o documentário O Território, dirigido por Alex Pritz e produzido por Txai Suruí. Vencedor de dois prêmios em Sundance (Prêmio do Público de Documentário na categoria internacional e Prêmio Especial do Júri de Obra Documental), o longa traz um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira. Com uma cinematografia inspiradora e um design de som ricamente texturizado, o filme leva os espectadores para dentro da comunidade Uru-eu-wau-wau e oferece acesso sem precedentes às queimadas e desmatamentos ilegais causados pelos invasores em terras protegidas da Amazônia. Parcialmente filmado e co-produzido pelo povo Uru-eu-wau-wau, O Território se baseia em imagens verídicas capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca sua vida para montar sua própria equipe de mídia na esperança de buscar justiça.

    Outra estreia é Segredos de Putumayo, dirigido por Aurélio Michiles, que conta a história de Roger Casement, vivido por Stephen Rea, cônsul britânico no Rio de Janeiro que foi incumbido por Londres para investigar os crimes cometidos contra os indígenas do Putumayo (rio da Amazônia peruana). Ambos filmes integram a Mostra Amazônia, realizada pelo CineSesc e pela O2 Filmes, que terá sessões seguidas de debates em São Paulo (Rua Augusta, 2075), entre os dias 1 e 8 de setembro.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.