Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Conheça “Andrômeda – universo sem fim”, exposição espacial imperdível em SP

Instalação imersiva e sensorial leva o público para as profundezas do espaço

Por Da Redação
21 fev 2025, 14h51
Exposição sensorial leva os visitantes para os primeiros dias do universo.
Exposição sensorial leva os visitantes para os primeiros dias do universo.  (Lua Morales/Divulgação)
Continua após publicidade

O Farol Santander, um ponto de encontro vibrante de cultura, lazer, turismo e gastronomia no coração de São Paulo, convida o público a embarcar em uma jornada cósmica sem precedentes. 

Desde a última sexta-feira (14/2), o espaço cultural apresenta a exposição “Andrômeda – universo sem fim”, uma imersão sensorial e reflexiva nas profundezas do universo.

Jornada inicia-se na formação das primeiras estrelas  

Exposição Andrômeda no Farol Santander
É uma chance extraordinária de mergulhar na beleza infinita do espaço por meio da imaginação e da criatividade”, diz Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil. (Lua Morales/Divulgação)

Sob a curadoria de Antonio Curti e a direção executiva de Felipe Sztutman, a mostra desdobra-se em oito atos, explorando a evolução do cosmos desde a formação das primeiras estrelas e galáxias até os fenômenos cósmicos mais complexos.

Exposição acontece até 27/4 

Apresentada pelo Ministério da Cultura, Santander Brasil, Esfera e TOOLS Digital Services, a exposição ocupará toda a galeria do 23º andar e fica em exibição até 27 de abril de 2025 (domingo).

“Nesta experiência inédita, o público é transportado para uma aventura, explorando as maravilhas do cosmos e seus fenômenos. É uma chance extraordinária de mergulhar na beleza infinita do espaço por meio da imaginação e da criatividade,” declarou Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.

Continua após a publicidade
Mostra busca despertar a curiosidade humana e provocar reflexões sobre a vida.
Mostra busca despertar a curiosidade humana e provocar reflexões sobre a vida. (Lua Morales/Divulgação)

Andrômeda, a galáxia mais próxima da Via Láctea, serve de inspiração para esta mostra que busca despertar a curiosidade humana e provocar reflexões sobre a vida. Através de uma narrativa visual envolvente, a exposição percorre os momentos cruciais da história do universo, desde seu nascimento até os eventos cósmicos mais grandiosos.

O processo de criação da mostra baseia-se na compreensão do espaço em sua essência, onde cada elemento se relaciona com o todo, resultando em uma nova construção espacial através da luz e do movimento.

“Andrômeda – universo sem fim não fala apenas do cosmos, mas de nós. Da fragilidade e da grandiosidade que coexistem em cada um. É um convite à pausa, um olhar para o alto para perceber que o que vemos nas estrelas não é diferente do que pulsa em nós: poeira, energia, mistério e transformação”, diz Antonio Curti, curador.

Continua após a publicidade

O que você irá encontrar na exposição 

No primeiro ambiente da exposição, Cosmos, os visitantes são convidados a interagir com o espaço, criando uma coreografia entre seus corpos e projeções luminosas. Esta obra interativa transforma o público em cocriador do universo, permitindo-lhes manipular o cosmos e observar a dança das estrelas em uma experiência que une arte, tecnologia e a imensidão do imaginário.

A jornada visual continua com uma imersão nas profundezas do espaço, onde nebulosas, supernovas e galáxias ganham vida através de projeções que transformam a arquitetura do ambiente.

O público é guiado por uma narrativa épica, desde os primeiros sussurros das estrelas até os espetáculos grandiosos de colisões galácticas.

As composições visuais são criadas através do movimento e da luz, que atuam como elementos estruturais, criando camadas de percepção que se sobrepõem e se transformam continuamente.

Continua após a publicidade

“Essa experiência nasce de um longo estudo sobre astronomia, traduzindo fenômenos cósmicos em luz e movimento. O processo oscila entre caos e ordem, refletindo a natureza do universo e nossa busca por compreensão. Essa dualidade transforma o espaço em um organismo vivo, criando uma conexão entre o virtual e o real,” relata Felipe Sztutman, diretor executivo da mostra.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.