Elas eram musas de Hollywood, brilharam muito em produções que marcaram época e foram além. Maravilhosas, essas atrizes deixaram legados que até hoje fazem parte do nosso dia a dia. Confira quem são elas e quais são as suas importantes criações!
Veja mais: Chu Ming Silveira: sabia que a inventora do orelhão é uma mulher?
Já pensou como seria caótico dirigir sem saber para qual direção cada carro está indo? Em 1910, Florence Lawrence inventou um braço sinalizador automático – hoje conhecido como seta sinalizadora – e o sistema precursor das luzes de freio.
Além de criar peças automobilísticas, a atriz canadense também atuou em mais de 300 filmes. Poderosa demais, né?
Veja mais: 20 mulheres brasileiras que fizeram história
Com uma beleza ímpar, a austríaca Hedy Lamarr era conhecida como uma das musas de Hollywood. Ela protagonizou o primeiro orgasmo feminino no cinema, em Êxtase (1933), e foi a estrela de filmes marcantes, como Sansão e Dalila (1949). Linda, serviu, inclusive, como inspiração para Walt Disney produzir a animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937).
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, ela e o amigo George Antheil fizeram uma das descobertas mais brilhantes de todos os tempos, o salto de frequência.
Eles queriam ajudar as tropas americanas e seus aliados a trocarem informações sem que o conteúdo pudesse ser descoberto pelos nazistas. E não é que a dupla conseguiu fazer isso estudando as ondas de som emitidas pelas notas de um piano?
Essa descoberta virou base para tornar possível telefones celulares, redes wireless e GPS. Cara demais, a tecnologia acabou engavetada e só foi redescoberta na virada do milênio.
Veja mais: Hedy Lamarr, a musa de Hollywood que virou gênia da tecnologia
A mais famosa intérprete da vilã Mulher-Gato, da série televisiva Batman (1966-1968), inventou um item que quase todas têm no armário: a meia-calça!
A atriz norte-americana Julie Newmar não estava feliz com o figurino de sua personagem e o achava pouco sedutor. Então, ela teve a brilhante ideia de costurar meias de náilon em sua calcinha e apareceu assim no estúdio de gravação.
O resultado você já pode imaginar, né? O visual virou tendência e a invenção foi patenteada em 1970.
Veja mais: Pare de achar que Audrey Hepburn foi apenas a bonequinha de luxo