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Mattel anuncia que Barbie terá novos tipos de corpo

Com direito a capa da revista americana “Time”, boneca 'pede' que parem de falar de sua aparência após mudança

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 06h20 - Publicado em 28 jan 2016, 09h30
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Uma mudança simples no mercado de brinquedos promete agitar a sociedade americana. Nesta quinta-feira (28), a Mattel anunciou que irá produzir três versões de corpo para a BarbieAlém do modelo original, a empresa passará a produzir bonecas nas versões “curvilínea”, “alta” e “baixinha”.

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A revelação foi feita em grande estilo: na capa da revista americana ‘Time. “Agora nós podemos parar de falar sobre o meu corpo?”, pergunta a manchete da revista, em uma longa reportagem que discute como a decisão da Mattel reflete mudanças na sociedade americana e irá influenciar a autoestima das meninas no mundo todo.

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Criada há 57 anos, a boneca mais famosa do mundo é símbolo do padrão de beleza ocidental. A mudança proposta pela Mattel faz parte de um esforço da empresa de criar um brinquedo mais realista, que represente diferentes tipos de etnias.

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O projeto de design dos novos corpos durou dois anos e é resultado de uma série de mudanças propostas pela empresa. Em 2015, a Barbie surgiu como mulheres de várias etnias, com cores de cabelo e pele variados.

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Segundo a revista Time, as mudanças fazem parte de uma estratégia para retomar o crescimento da empresa. As vendas da Barbie diminuíram 20% no período entre 2012 e 2014, continuando em queda. Em 2014, a Lego ultrapassou a Mattel e se tornou a maior empresa de brinquedos do mundo.

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Simultaneamente, o padrão de beleza ocidental se tornou cada vez mais ultrapassado e os corpos curvilíneos de Kim Kardashian e Beyoncé se tornaram icônicos. A Barbie passou a ser vista como um símbolo anti-feminista e de não aceitação ao corpo. Uma nova geração de pais passou a buscar brinquedos que preguem a aceitação do corpo e da autoestima das crianças, fugindo de padrões estipulados pela sociedade.

Esta é a primeira vez que a empresa muda o corpo da boneca desde sua criação, em 1959.

Confiram um vídeo dos bastidores do que inspirou a equipe:

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